O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a quinta estimativa do Valor Bruto de Produção (VBP) para o milho no estado no ano de 2017. Segundo a entidade, está estimado um faturamento de R$ 8.6 bilhões, o que corresponde a um aumento de 38% em relação à safra passada e de 1,5% frente ao relatório anterior, decorrente do recorde de produção na safra 2016/17.
O Imea fez ainda a primeira estimativa para 2018, apontando queda no faturamento. Segundo o relatório, está previsto um rendimento de R$ 8.5 bilhões, valor que representa um recuo de 0,7% quando comparado ao da safra 2016/17, dado a expectativa de menor produção para o próximo ano.
Para o instituto, influenciaram no resultado de 2018 as baixas cotações do milho, somadas ao alto custo de produção, que podem reduzir a destinação de área para o cultivo da safra. Segundo o Imea, “apesar da primeira estimativa para o VBP em 2018 apontar recuo, o fator climático para o próximo ano será determinante para a definição da produção e da direção que os preços podem seguir para estabelecer o seu faturamento”.
Fonte: AgroNotícias