Hidrovias do Brasil e VLI formam parceria para avaliar Ferrogrão e buscar investidor

A Hidrovias do Brasil informou na noite de quinta-feira que formou uma parceria com a empresa de logísticas VLI para realizar uma avaliação técnica conjunta do projeto Ferrogrão, ferrovia idealizada para impulsionar o escoamento de grãos pelo Norte do país.

A parceria, celebrada por meio de Memorando de Entendimentos não-vinculante, contempla a linha de 993 quilômetros entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), onde já existe um porto fluvial.

“Essa parceria permite que a VLI e Hidrovias unam suas respectivas expertises para o estudo de uma solução logística multimodal para a Ferrogrão, e a busca de um parceiro investidor que possa atuar no prosseguimento do projeto”, indicou a Hidrovias em nota.

A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, que realiza operações logísticas no corredor Centro-Norte, tem entre os acionistas a mineradora Vale, Brookfield, Mitsui, FI-FGTS e a Brasil Port Holdings.

Ao final de abril, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o leilão da Ferrogrão deveria ocorrer no segundo semestre e que os entraves legais do projeto seriam superados.

A ferrovia teve projeto enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) em meados do ano passado e está em fase de certificação de critérios ambientais por parte de consultoria internacional.

Segundo o governo, a Ferrogrão terá papel estruturante para o escoamento de produção de grãos do Centro-Oeste e de outros produtos como fertilizantes, açúcar e etanol. A expectativa de investimento no projeto, que tem sido alvo de uma série de questionamentos judiciais, é de R$ 8.4 bilhões.

 

Reuters

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp