Hidrovia como alternativa viável e funcional

“O Transporte Hidroviário Interior é uma alternativa viável para o transporte de carga de longa distância. Esse modo de transporte apresenta custos menores e maior eficiência energética, além de ser seguro e confiável para o transporte de grandes quantidades de carga”. A afirmação é de Luziel de Souza, Diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes ao ser questionado sobre a viabilidade de se transportar cargas por este modal.

De acordo com o especialista, há ainda uma logística deficiente no País, onde ainda se predomina o transporte pelas estradas o que, para Souza, é interessante apenas para distâncias menores, ou seja, inferiores a 250 km, em rotas que possam alimentar os sistemas estruturantes formados pelos sistemas ferroviários e hidroviários.

O executivo explica que entre os benefícios das hidrovias está o fato de que, na prática, a utilização de sistemas logísticos integrados com a participação dos modos de transportes hidroviário, ferroviário e rodoviário pode chegar a uma redução do frete (R$/t), em média, próxima a 32% com relação ao sistema logístico que utiliza somente o modo de transportes rodoviário.

Vale ressaltar que no ano passado, foram realizadas obras de adequação e melhoria nos corredores das hidrovias do Madeira, Paraná, Paraguai e São Francisco, com destaque para as dragagens de manutenção nos rios Madeira, São Francisco e Paraguai. Além dessas intervenções, merece destaque o apoio aos melhoramentos na Hidrovia do Tietê (hidrovia estadual), com início de obras de dragagem do canal de Anhembi e de ampliação do vão da ponte ferroviária Ayrosa Galvão.

 

Fonte: Portal do Agronegócio

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