Guandu BRS Mandarim é alternativa para recuperação de pastagens degradadas

Forrageira Guandu BRS Mandarim pode ser usada na recuperação de pastagem. Foto: Divulgação Embrapa
Forrageira Guandu BRS Mandarim pode ser usada na recuperação de pastagem. Foto: Divulgação Embrapa

A Embrapa Pecuária Sudeste (SP) apresenta, na próxima edição da Dinâmica Agropecuária (Dinapec), a forrageira Guandu BRS Mandarim para recuperação de pastagem. A Dinapec, realizada pela Embrapa, ocorre de 9 a 11 de março, em Campo Grande (MS).

A utilização do feijão guandu consorciado com brachiaria é uma alternativa eficiente para recuperar áreas degradadas e garantir a produtividade e a viabilidade econômica da pecuária. Essa é uma boa notícia aos pecuaristas, já que um dos grandes problemas enfrentados por eles é a degradação de áreas de pasto.

Aproximadamente, 80% das pastagens encontram-se com algum grau de degradação, prejudicando o setor e refletindo diretamente no bolso do produtor rural. Pastagens degradadas perdem o vigor, a capacidade de recuperação natural e a qualidade, reduzindo a produtividade e a capacidade de lotação animal por hectare.

Em experimentos realizados na Fazenda Canchim, na sede da Embrapa Pecuária Sudeste, verificou-se aumento no desempenho individual dos animais e na lotação em comparação com áreas degradadas. Na integração do guandu BRS Mandarim com a braquiária, o ganho de peso médio por animal foi 51% maior.

O guandu é uma tecnologia de baixo custo de implantação, fácil manejo, serve de alimento para os animais e apresenta alto potencial para adubação verde, melhorando a fertilidade do solo.

A persistência dessa leguminosa na área é por volta de três anos. Essa característica é muito vantajosa para os produtores, porque não há necessidade de replantar o guandu BRS Mandarim todos os anos.

Para outras informações consulte a Embrapa Pecuária Sudeste pelo site www.embrapa.br/pecuaria-sudeste ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão www.embrapa.br/fale-conosco.

 

Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste (SP)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp