Grupo executivo da OIE das Américas se reúne em São Paulo

A Comissão Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para as Américas realizou, em São Paulo, reunião de sua mesa executiva, quando foram abordados, entre outros assuntos, prováveis ou potenciais ameaças à sanidade animal no continente americano, como a influenza aviária.

Ficou definido que a OIE das Américas realizará reuniões, em março e novembro de 2014, tendo por objetivo uma estratégia continental de prevenção e, também, para definir ações no caso de eventuais focos da doença. Formas de estimular a interação público-privada em ações na área de saúde animal foi outro assunto que mereceu a atenção dos participantes.

Composta de cinco membros – o atual e o ex-presidente, dois vice-presidentes e o secretário executivo – a mesa executiva se reúne três vezes ao ano para, entre outras iniciativas, discutir temas de atualidade, na região das Américas, referentes à saúde animal e definir agendas de eventos futuros. Essas reuniões acontecem entre os encontros anuais da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE, em Paris.

A OIE das Américas, que reúne 30 países, é uma das cinco regionais da entidade mundial. Em maio último, por votação unânime dos 178 países membros, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, foi eleito presidente da OIE das Américas.

Na ocasião, Marques destacou que o foco do trabalho estará em “somar esforços para a solução de problemas regionais em relação à sanidade animal e garantir à população alimentos seguros”.

Fonte: Ubabef

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp