Grão Direto amplia operação após levantar R$ 13.5 milhões

A plataforma digital de comercialização de commodities agrícolas Grão Direto acaba de concluir a captação de R$ 13.5 milhões, o maior aporte em uma plataforma do gênero já ocorrido na América Latina. A rodada teve a liderança da gestora paulista Lanx Capital e a participação de Barn Investimentos, Bayer (via “Leaps by Bayer”) e do braço de investimentos do Grupo Rendimento, além de pessoas físicas.

“Nossa tese, de venda digital de commodities, chama a atenção do mercado porque o produtor já investiu bastante em tecnologia dentro da porteira, aumentou sua produtividade, mas continua fazendo negociações de forma analógica, pelo telefone”, disse Alexandre Borges, CEO da Grão Direto. Segundo ele, a rodada extrapolou as expectativas e até precisou ter cortes, mas os aportes ainda ficaram 30% acima do valor originalmente planejado.

Fundada em 2017 em Uberaba (MG), a empresa levantou R$ 18 milhões desde então. A primeira rodada de captação, de 2018, foi liderada pela americana Monsanto, empresa posteriormente comprada pela Bayer.

Metas

Com receita em 2020 nove vezes maior que a do ano anterior, centenas de milhares de toneladas de grãos (soja, milho e sorgo) comercializadas e 70.000 usuários em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, a Grão Direto quer chegar a 500.000 usuários e dez estados até 2022.

Além disso, a empresa pretende alcançar a marca de milhões de toneladas transacionadas, o que exigirá ampliar a equipe: hoje com 17 pessoas, o time chegará a 45 funcionários ainda neste primeiro trimestre e a 70 até o fim de 2021. As áreas de desenvolvimento de tecnologia e segurança da informação serão as prioritárias para as contratações.

Funcionalidades

Pela plataforma da Grão Direto, disponível via aplicativo e desktop, produtores de grãos postam ofertas e também as recebem de compradores em um serviço em tempo real, que, para os produtores, é gratuito.

A seleção dos melhores negócios para cada usuário é feita conforme as faixas de preços e volumes que se propõem a negociar, além de sua logística de entrega.

As vendas podem ser feitas à vista ou no mercado a termo, tanto em reais quanto em dólares, ou via operações de barter, com a assinatura de contratos digitais. O produtor tem acesso gratuito ainda a notícias, cotações de commodities na BM&F, bolsa de Chicago e em sua região, valor do dólar, do frete e à previsão do clima.

Ele também pode participar de enquetes, que funcionam como um termômetro de como está o mercado, seja para intenção de plantio ou comercialização, por exemplo.

A parte compradora custeia o giro da plataforma, e a cada transação, conforme o volume negociado, neste caso, é cobrada uma taxa. Segundo Borges, a taxa corresponde a cerca de 20% do custo da corretagem geralmente praticado no mercado.

Outros recursos

A Grão Direto também oferece serviços adicionais por assinatura, volume de carga movimentada ou taxa de sucesso, a depender da ferramenta.

No caso das tradings, uma das mais usadas é a ferramenta de precificação, que as ajuda a determinar seu prêmio em função de múltiplas variáveis, como prazo de entrega, câmbio e cotações. Segundo a empresa, de 80% a 90% dos usuários que utilizam a plataforma em uma safra retornam na temporada seguinte.

No momento, a Grão Direto ainda não definiu se atuará também em outras culturas. As discussões sobre os próximos passos da empresa passam pelo CEO, pelo engenheiro de produção Pedro Paiva e pelo cientista da computação Frederico Marques. Sócios na empresa, os três se conhecem desde a infância.

 

 

Fonte: Valor

Equipe SNA

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