Governo institui plano para atender Código Florestal

O diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Pedro Alves, informou que o governo federal criou o Plano Nacional de Regularização Ambiental (RegularizAgro), para atender ao Código Florestal.

Nesse cenário, 72% dos produtores rurais do país já declararam o perfil de uso do solo e cerca de 18% dos registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) já tiveram algum tipo de análise.

“O objetivo é desenvolver um plano de ação governamental, de alcance nacional, para o avanço da agenda de regularização ambiental”, disse o diretor do SFB, que junto ao chefe-geral da Embrapa Territórios, Gustavo Castro, destacou os benefícios do Código Florestal.

Segundo Castro, graças ao Código Florestal, o Brasil tem uma legislação moderna, que adequou os marcos temporais e pacificou normas estaduais e federais. “A Lei trouxe regras claras para o produtor rural cumprir. São 66,30% do País dedicado à proteção, preservação ou conservação para a vegetação nativa. Isso só foi possível com a rigidez do Código Florestal e o CAR”.

Alves complementa que “já temos mais de seis milhões de imóveis rurais cadastrados e 11 estados com bases de referências já adquiridas”. “Queremos formalizar o acesso de todos aos instrumentos que possuímos, e acredito que ano que vem muitas pendências estarão resolvidas”, disse.

“Isso é consequência de uma lei severa como o Código Florestal. É uma Europa inteira em preservação ambiental dentro de um país. Isso mostra que o produtor rural está fazendo sua parte e o Brasil sempre está preocupado com o meio ambiente e a segurança alimentar”, disse Sérgio Souza, presidente da FPA.

 

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp