O governo de Mato Grosso tem buscado o escoamento da produção do estado por meio das rotas hidroviárias destinadas aos países da América do Sul. O objetivo é incrementar as relações comerciais para a reativação do porto de Cáceres e a construção da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres. A principal rota de escoamento de Mato Grosso para países como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai é por meio do rio Paraguai-Paraná.
Entre os dias 3 e 5 de novembro, o vice-governador Carlos Fávaro, representantes do governo de Mato Grosso da Associação Pró-Hidrovia Paraguai – Paraná (APH) estiveram na Argentina. A visita teve como propósito o conhecimento dos portos, bem como das empresas da América do Sul interessadas em estreitar relações comerciais com Mato Grosso por meio de uma rota hidroviária.
A expectativa do governo estadual com o escoamento via hidrovia é facilitar a exportação de grãos, produtos têxteis, produtos de base florestal, entre outros. Conforme o vice-governador Carlos Fávaro, incentivar o uso das hidrovias em Mato Grosso é fundamental, porque é uma alternativa econômica e menos poluente que o modelo rodoviário. “É um transporte que o mundo todo utiliza. É uma dádiva divina que Mato Grosso tenha um rio navegável, uma oportunidade que não devemos abrir mão, além de ser economicamente mais viável, mais eficiente e que gera menos emissão de CO² e, certamente, contribui para a sustentabilidade”, salienta Fávaro.
O vice-governador revela que o governo do estado deverá tomar medidas que incentivem a navegação pelo rio Paraguai-Paraná. A intenção é ganhar competitividade e integração da América do Sul com a Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. “Já estamos conversando com os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda para a adoção de medidas no intuito de apoiar a navegação em Mato Grosso”.
A viagem foi acompanhada pelo presidente da Associação Pró-Hidrovia Paraguai – Paraná (APH), Vanderlei Reck Júnior. Segundo ele, uma embarcação tem capacidade equivalente a 200 caminhões carregados. “Seriam 200 motores a menos poluindo. Quantas vidas também seriam salvas nas estradas?”
O vice-governador Carlos Fávaro pontua que a agenda na Argentina complementa a Caravana da Integração, realizada por membros do Governo, com a participação de entidades de classe, em abril deste ano.
ZPE e Porto de Cáceres
Ainda de acordo com Fávaro, a contratação de uma empresa para a construção das edificações da ZPE de Cáceres é um avanço, significando a sua retirada do papel. A obra, conforme comentado pelo Agro Olhar, será feita por meio de um termo de cooperação entre as Secretarias de Estado das Cidades (Secid-MT) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). A zona aduaneira é aguardada por quase 30 anos em Mato Grosso e tem as obras iniciais orçadas em aproximadamente R$ 17 milhões.
Ainda segundo o vice-governador, o início das atividades no Porto de Cáceres trará desenvolvimento para municípios da região Sudoeste (Cáceres, Mirassol D’Oeste, Glória D’Oeste, Araputanga, Pontes e Lacerda e Comodoro, entre outros) e Oeste (Tangará da Serra, Campo Novo, Sapezal, e Campos de Júlio, entre outros).
Fonte: Agro Olhar