FGV Crescimento e Desenvolvimento realiza na próxima sexta-feira (31/8) um seminário para discutir a precificação dos combustíveis no Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). A intenção é reunir especialistas no setor, além de representantes de distribuidoras, de agências de regulação e do agronegócio, áreas altamente dependentes do transporte rodoviário e que tem os valores dos combustíveis como importante componente de custos.
A discussão deve se concentrar no cenário de preços formado no período pós-greve dos caminhoneiros. Com a paralisação do movimento das distribuidoras, a falta de gasolina e de etanol nas bombas dos postos de combustível levou a subidas de preços. O derivado de petróleo chegou a superar a marca dos R$ 4 por litro em diversas regiões do país.
A expectativa é de que sejam debatidos novos modelos de precificação dos combustíveis. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o encontro deve ter a presença, além de consultores e analistas de mercado, de representantes da Petrobras, Raizen, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
Fonte: Globo Rural