Glifosato prossegue sob análise na Anvisa

Ontem (8/8), o diretor-presidente da Anvisa Jarbas Barbosa divulgou informações sobre a situação do processo de reavaliação do Glifosato, que está em andamento na Agência. A reavaliação do Glifosato no Brasil teve início em 2008.

Segundo o relator da matéria, Jarbas Barbosa o corpo técnico da Anvisa prossegue com o aprofundamento das análises e está atento às discussões atuais realizadas por especialistas e por órgãos internacionais, assim como todas as demais agências regulatórias do mundo têm feito.

A análise toxicológica do Glifosato deve ser concluída até 2019, para que a nota técnica resultante seja colocada em consulta pública.

A reavaliação do Glifosato no Brasil foi iniciada em 2008, com a publicação da RDC Anvisa n° 10, de 22 de fevereiro daquele ano, e a contratação da Fiocruz para a elaboração de nota técnica sobre os aspectos toxicológicos relevantes do herbicida.

Ainda será avaliada a adequação do uso domissanitário do Glifosato no Brasil, atualmente permitido em jardinagem amadora, além da necessidade de realização de avaliação de risco ocupacional ao produto, bem como a avaliação de outros aspectos toxicológicos relevantes como mutagenicidade, autismo e imunotoxicidade. Vale lembrar que não só no Brasil, mas em todo o mundo, as reavaliações de ingredientes ativos são complexas e, por isso, demandam bastante tempo.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp