Gasto com herbicidas na soja aumenta 12% desde 2010

Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), as despesas com herbicidas saltaram de 7% para 12% do total do custo da lavoura de soja no Mato Grosso – o maior estado produtor brasileiro de soja. O incremento é explicado pela necessidade de maior controle de plantas daninhas, com aumento populacional e surgimento de resistência ao herbicida glifosato nos últimos cinco anos.

Já para a cultura do milho, o investimento aumentou de 5% para 10% do custo da lavoura no mesmo período. Outro problema apontado pelo IMEA é o sistema produtivo de sucessão entre soja e milho, com uso da tecnologia RR e falta de rotação de produtos para o manejo.

“Ter uma cobertura do solo permanente reduz a incidência das plantas daninhas. Quando o produtor adota os princípios corretos de manejo da área e da cultura, ele reduz o problema de plantas daninhas, tanto em quantidade populacional quanto em resistência dos indivíduos”, alerta o pesquisador da Embrapa Soja Dionísio Gazziero.

“Para não agravar ou retardar os problemas com plantas daninhas dentro da propriedade, ele precisa fazer a rotação de mecanismos de ação e das combinações entre eles. Se houver a resistência ao glifosato, ficará ainda mais caro fazer o controle, o que pode levar o agricultor a reavaliar o sistema produtivo”, adverte.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp