Gabinete Itinerante do MAPA percorre regiões afetadas do RS

Jônatas Pulquério, (de pé, ao centro da mesa) comanda reunião na sede da prefeitura de Encantado, no RS

Contexto, objetivos e abrangência

Jônatas Pulquério, diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, gentilmente, mais uma vez, conversou com o Portal SNA compartilhando  um resumo do trabalho que vem desenvolvendo no Rio Grande do Sul, como chefe de um gabinete itinerante que tem percorrido regiões mais afetadas pelas chuvas do mês passado.

Parte de uma iniciativa de reconstrução do estado, a missão da equipe que ele lidera é mapear a extensão dos danos causados ao agronegócio, para melhor planejar os esforços de retomada das atividades e prestar o apoio técnico, logístico e social a todos os afetados. Em conversas com agricultores, autoridades e agentes públicos que participaram dos salvamentos, Jônatas afirmou ao Portal da SNA que já houve evolução positiva do cenário e todos estão otimistas com o processo, enaltecendo a resiliência dos gaúchos.

Ministro Fávaro, lança Programa Emergencial para Recuperação do Agronegócio no Rio Grande do Sul

O Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou a publicação da Portaria n° 683, de 28 de maio de 2024, que estabelece o Programa Emergencial de Reconstrução do Rio Grande do Sul (PERSul/MAPA). Este programa visa apoiar a recuperação das atividades agropecuárias nas regiões severamente afetadas por enchentes e deslizamentos, devido às intensas chuvas que assolaram o estado gaúcho.

Foto/ J. Pulquério

O PERSul/MAPA, com vigência até 31 de dezembro de 2024, será executado pelo Gabinete Itinerante, formado por autoridades do Ministério da Agricultura e Pecuária. O objetivo é criar um diagnóstico preciso da situação nos municípios afetados, orientando ações focadas nos seguintes eixos:

  1. Estradas Vicinais
  2. Defesa Agropecuária
  3. Assistência Técnica e Extensão Rural
  4. Insumos Agropecuários
  5. Financiamento ao Setor Agropecuário
  6. Seguro Rural
  7. Monitoramento e Comercialização de Safra
  8. Reparação de Instalações Físicas do Ministério da Agricultura e Pecuária
  9. Estratégia de Comunicação e Integração Institucional
  10. Transparência e Controle Social
Ponte improvisada do rio Taquari, do município de Lajeado para Arroio do Meio. Foto/J. Pulquério

Na primeira semana de atividades do Gabinete Itinerante, de 3 a 7 de junho, uma equipe composta por 10 agentes públicos do Ministério, liderada pelo Diretor de Gestão de Riscos, Jônatas Pulquério, está no Rio Grande do Sul. A comitiva, junto com a Superintendência de Agricultura e Pecuária do estado, está realizando reuniões com gestores e representantes locais, além de visitar áreas rurais nas regiões do Alto Vale do Taquari e Vale do Taquari, incluindo os municípios de Encantado, Roca Sales, Muçum, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Marques de Souza e Cruzeiro do Sul.

“O nosso objetivo é oferecer um suporte efetivo aos produtores rurais que foram duramente atingidos por essa calamidade. Estamos aqui para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas para a reconstrução e recuperação do agronegócio gaúcho”, afirmou Jônatas Pulquério, Diretor de Gestão de Risco do MAPA, (primeiro à direita, embaixo na foto)

A iniciativa visa não só reparar os danos, mas também fortalecer a resiliência do agronegócio gaúcho, demonstrando o compromisso do governo federal em apoiar as áreas rurais afetadas e garantir a continuidade das atividades agrícolas no estado.

Por Marcelo Sá – jornalista/editor e produtor literário (MTb 13.9290)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp