Feijão: agora são as chuvas que preocupam

O boletim semanal do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná divulgou na última sexta-feira (18/12), um relatório sobre as condições das lavouras de feijão até o dia 16 de dezembro. Naquele momento, a safra estava nas seguintes fases de desenvolvimento: vegetativo (14%), floração (31%), frutificação (40%) e maturação (16%).

A colheita do feijão no Paraná já atingia então cerca de 5% da área estimada em 150.000 hectares, com destaque para o Núcleo Regional de Ponta Grossa, com 10%, e Jacarezinho, com 35% da área total. Estas duas regionais são responsáveis por 24% da produção do estado.

Nesta terça-feira, havia novamente mais compradores do que vendedores e foram poucos os negócios que ocorreram nas lavouras, seja de São Paulo, de Minas Gerais ou de Goiás. Os produtores, sem nenhum exagero, começam a se preocupar com as chuvas, que já estão acima do ideal na maioria das lavouras do Paraná.

Segundo analistas, nesta safra nada pode dar errado, caso contrário a situação de abastecimento ficará ainda pior. Alguns empacotadores do Paraná decidiram cancelar as férias coletivas de parte dos colaboradores para continuar buscando comprar o que for possível.

 

 

Fonte: Ibrafe

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp