FAO prevê Mercados de alimentos mais equilibrados em 2013/14

Por Equipe SNA

A FAO divulgou nesta quinta-feira, 13, o relatório Perspectiva Alimentares, no qual afirma que os mercados de alimentos, com destaque para os cereais, tendem a tornar-se mais equilibrados em 2013/14.

Segundo o relatório, a colheita mundial de cereais, em 2013, deve atingir 2.460 milhões de toneladas, considerada recorde e, consequentemente, os preços deverão baixar e os mercados deverão estabilizar.

Os dados mais recentes apontam para uma relação mais equilibrada entre a oferta e a procura de cereais a nível mundial na nova temporada de comercialização de 2013/4. De acordo com o relatório, depois da situação relativamente tensa e do aumento dos preços verificados em 2012/13, “as boas perspectivas de produção e a provável reposição das reservas mundiais poderão abrir caminho à estabilização dos mercados e à diminuição dos preços na nova temporada”.

A produção de cereais recorde prevista para este ano representará um aumento de 6,5% comparativamente com os baixos valores verificados no ano passado. Este aumento será sustentado por uma maior produção mundial de trigo, em particular na Europa e na região do Mar Negro, que sofreram quedas de colheitas em 2012. Está também prevista uma acentuada recuperação na produção de milho nos EUA.

A produção de arroz também deverá aumentar em 2013, embora as preocupações com a excessiva diminuição dos preços possam afetar o crescimento da produção, em particular na América Latina e Caribe, América do Norte e União Europeia.

Crescimento do consumo

As previsões indicam que o consumo mundial de cereais atingirá os 2.402 milhões de toneladas em 2013/14, valor 3% superior ao verificado em 2012/13. Grande parte deste aumento do consumo decorrerá de uma maior utilização de milho para rações animais e fins industriais nos EUA. A utilização de cereais secundários para rações será maior nos países em desenvolvimento do que nos países desenvolvidos.

Com base nas atuais previsões, até ao final das colheitas em 2014, as reservas mundiais de cereais poderão registrar uma recuperação de 11%, atingindo os 569 milhões de toneladas, o nível mais elevado dos últimos doze anos. No caso do trigo, os maiores aumentos serão registrados na China, União Europeia e Federação Russa.

Prevê-se que o comércio mundial de cereais atingirá os 306 milhões de toneladas em 2013/14, valor semelhante ao verificado em 2012/13. A redução no comércio de trigo será compensada pela recuperação no comércio de milho, ao passo que o comércio de arroz sofrerá poucas alterações em 2014.

Com informações de assessoria

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp