As exportações brasileiras de suco de laranja aumentaram 17% no período de dez meses da safra 2019/20, em relação ao mesmo período da temporada anterior, com aumento da demanda da União Europeia, principal comprador. A informação é da CitrusBR, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
A associação também destacou, em nota, que as medidas de isolamento social para conter o novo Coronavírus alteraram os hábitos de consumo das pessoas, resultando em um aumento na demanda por suco de laranja no varejo americano, por exemplo.
No acumulado de dez meses da safra 2019/20, o Brasil exportou 914.287 toneladas da bebida (FCOJ equivalente), contra 781.995 toneladas no mesmo período da safra 2018/19. Em termos de receita, o aumento é de 4,50% para US$ 1.525 bilhão.
Para a União Europeia, os embarques de suco totalizaram 635.602 toneladas, 25% a mais do que as 508.811 toneladas exportadas no mesmo período da safra passada. Já para os EUA, houve queda de 14% nos embarques dos dez primeiros meses da safra, com volume de 147.693 toneladas.
“Temos visto algumas notícias sobre um forte aumento de consumo no mercado americano, que teve início nas primeiras semanas de março, mas ainda não trouxe qualquer efeito sobre as exportações brasileiras para aquele mercado”, indicou o diretor executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.
Segundo ele, este avanço no varejo dos EUA tem consumido reservas locais do produto, que é sabidamente importante fonte de vitamina C, fator considerado positivo.
A associação destacou ainda o desempenho do suco de laranja no mercado asiático. As exportações do Brasil para o Japão já atingiram 49.831 toneladas, 38% a mais que nos dez meses da safra 2018/19. Para a China, houve aumento de 36%, para 37.132 toneladas.
Reuters