Exportações de café, açúcar e algodão do Brasil já superam no mês o total de fevereiro de 2023

No café, os embarques totalizam 127.600 toneladas, contra 122.400 toneladas exportadas em todo o mês de fevereiro de 2023 – Imagem de fabrikasimf no Freepik

As exportações de café, açúcar e algodão do Brasil no acumulado de fevereiro até a terceira semana já superaram em volumes os totais registrados no mês completo de 2023, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.

No período, as exportações do algodão totalizaram 146.300 toneladas, contra apenas 43.160 toneladas em fevereiro do ano passado. Pela média diária de embarques, o aumento é de 510%, com quase 15.000 toneladas embarcadas por dia.

Entre as principais commodities agrícolas exportadas pelo Brasil, o maior aumento ocorreu nos embarques de algodão, cujos preços internacionais registram altas de cerca de 15% no acumulado do ano e fecharam a semana passada acima de 95 centavos de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova York, registrando o sexto ganho semanal consecutivo.

Por outro lado, o Brasil conta com bons estoques da safra anterior e caminha para uma produção recorde em 2024, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As exportações de açúcar do Brasil, que vem de uma safra recorde de cana, já totaliza no acumulado de fevereiro quase 1.8 milhão de toneladas, versus 1.1 milhão de toneladas exportadas em todo o mês de fevereiro do ano passado.

No café, os embarques totalizam 127.600 toneladas, contra 122.400 toneladas exportadas em todo o mês de fevereiro de 2023. A Secex não divulga dados comparáveis com o mesmo período do ano anterior.

As exportações da soja aumentaram 4,40% pela média diária de embarques, totalizando nas três primeiras semanas de fevereiro 2.9 milhões de toneladas, versus 5 milhões de toneladas exportadas no mês de fevereiro do ano passado.

As exportações de milho já totalizam no mês 1.4 milhão de toneladas e têm potencial de superar o volume exportado em fevereiro de 2023 (2.2 milhões de toneladas), caso o ritmo de embarques se mantenha, segundo números da Secex.

Fonte: Secretaria de Comércio Exterior
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp