O Brasil exportou 2.11 milhões de toneladas de arroz em 2022, com receita de US$ 657.4 milhões. O volume é quase o dobro do total exportado em 2021, quando os embarques totalizaram 1.14 milhão de toneladas, com faturamento de US$ 359 milhões. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Na avaliação da associação, o bom desempenho é resultado do retorno à normalidade no comércio global, com a superação de entraves criados pela pandemia da Covid-19, e das ações promocionais realizadas no setor em mercados estratégicos, pelo projeto Brazilian Rice, iniciativa desenvolvida há mais de uma década em parceria com a ApexBrasil.
Em dezembro de 2022, as exportações de arroz totalizaram 291.500 toneladas, com receita de US$ 89.6 milhões. No mesmo mês de 2021, as exportações totalizaram 161.700 toneladas, com receita de US$ 42.7 milhões.
Arroz beneficiado
As exportações de arroz beneficiado, de maior valor agregado, também aumentaram no ano passado, totalizando 588.200 toneladas, gerando uma receita de US$ 190.6 milhões. Em comparação a 2021, os embarques do cereal beneficiado aumentaram 34% em volume e 14% em receita.
Os dez principais importadores de arroz beneficiado brasileiro em 2022 foram Senegal, Cuba, Peru, Gâmbia, Venezuela, EUA, Holanda, Espanha, Portugal e Argélia. A participação de Portugal e Espanha também ganhou destaque no ranking de importadores, com aumento de 39.293 toneladas e 38.188 toneladas, respectivamente.
Nove novos mercados importaram o arroz beneficiado brasileiro em 2022: Honduras, El Salvador, Líbia, Quênia, Lituânia, Guadalupe, Omã, Benin e Gabão.
Retrospectiva
No ano passado, o projeto Brazilian Rice realizou diversas ações no Canadá, no México, na Turquia e no Peru para a promoção do arroz beneficiado brasileiro.
O Brazilian Rice também participou de reuniões da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da COP27 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), no Egito, para promover a imagem do produto no exterior.
“A expectativa é de que as ações proporcionaram US$ 1.2 milhão em negócios imediatos e US$ 8.2 milhões em 12 meses, ou seja, com resultados para este ano”, estimou a gerente de Exportação da Abiarroz, Carolina Matos.
“Outro foco do projeto em 2022 foi a capacitação de novas empresas exportadoras”, disse ela. Em parceria com o núcleo do Rio Grande do Sul do Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela ApexBrasil, nove indústrias arrozeiras foram capacitadas para iniciar exportações.