As exportações brasileiras de soja deverão alcançar 14 milhões de toneladas em maio, mantendo o volume elevado de embarques registrado nos últimos dois meses, informou a Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec) em relatório divulgado ontem. Em maio do ano passado, o volume exportado foi de 8.8 milhões de toneladas.
Do início deste mês até o dia 9, já foram exportadas quatro milhões de toneladas de soja. Outras 10 milhões deverão ser embarcadas até o dia 31, segundo a programação de atracação dos portos brasileiros.
No primeiro quadrimestre, o Brasil exportou 35.6 milhões de toneladas de soja, contra 27.5 milhões de toneladas no mesmo período de 2019.
O forte aumento decorre do reaquecimento da demanda da China, onde foi normalizada as operações nos portos e as compras têm sido elevadas inclusive para a recomposição de estoques. O Brasil lidera as exportações de soja em grão e a China é o principal importador da matéria-prima.
Ainda segundo informações da Anec, depois de aproximadamente 60 dias sem embarques de milho em portos brasileiros, um navio partirá no início da segunda quinzena de maio com 30.000 toneladas.
Valor Econômico