A Embrapa divulgou estudo sobre as possibilidades de expansão da cultura do trigo na Região Sul do Brasil. As projeções são baseadas em um programa planejado de longo prazo para a produção e exportação do cereal de inverno. De acordo com a Consultoria Trigo & Farinhas, esse é o melhor caminho para como a real expansão do trigo no Brasil.
“O trabalho teve por objetivo validar sistemas de produção competitivos e sustentáveis para a produção de trigo que atendam as demandas de custo de produção/receita e qualidade tecnológica no âmbito da produção de trigo padrão exportação”, afirmam os autores da Embrapa Trigo.
Segundo eles, no Rio Grande do Sul (onde a produção de trigo é maior do que o consumo local), geralmente existe um “excedente que acaba tendo baixa liquidez, mesmo em anos favoráveis para rendimento de grãos e qualidade tecnológica (como nas safras 2013 e 2016). Soma-se a isso a variabilidade climática interanual que aumenta a dificuldade de obtenção de trigo com qualidade tecnológica da Classe Pão”.
“Os componentes de um sistema de produção com esta finalidade abrangem a utilização de cultivares com qualidade tecnológica compatível ao mercado alvo para exportação (peso do hectolitro, força de glúten, proteínas totais e número de queda) e práticas de manejo que visem à obtenção do máximo rendimento de grãos com a melhor tecnologia e a custo compatível com o valor a ser recebido pelo trigo exportado. A validação desse sistema visa menor risco e maior retorno econômico possível ao produtor”, justificam.
Confira na íntegra: Validação de sistema de produção para trigo padrão exportação em cooperativas do Rio Grande do Sul
Fonte: Agrolink