Uma rodada do programa Exporta Mais Brasil, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) no 5º International Fish Congress (IFC Brasil), realizado em Foz do Iguaçu (PR) na semana passada, movimentou US$ 16.4 milhões, ou mais de R$ 80 milhões, em negócios entre 14 empresas brasileiras de pescados e seis compradores da China, Estados Unidos, Uruguai e Emirados Árabes Unidos.
O Gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Muller, informou em nota que os resultados mostram o potencial do setor brasileiro de pescados. “Elevamos os pescados brasileiros a um novo patamar, ampliando as fronteiras de nossos produtos e marcas e apresentando volumes expressivos de negócios”, indicou.
“Há um mar de oportunidades pela frente. O resultado inédito da rodada de negócios reflete o amadurecimento da cadeia do pescado, cada vez mais competitiva e preparada para a concorrência no mercado internacional”, indicou o Presidente do IFC Brasil e ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, em nota.
Em 2022, o Brasil exportou US$ 349.6 milhões em pescados, cerca de 0,24% do comércio internacional desse tipo de produto. As vendas se concentraram nos Estados Unidos, com 57% do total, seguido pela China com 23% do valor exportado pelo segmento brasileiro. A maior parte dos produtos vendidos foram de peixes congelados (42%), seguido de crustáceos e moluscos (25%), e peixes frescos ou refrigerados (19%).