Evento apresenta cultivares de pimenta e nova coleção de selos

Nesta quarta-feira, 18 de novembro, o evento “Pimentas Brasileiras” vai apresentar a nova série especial de selos dos Correios, que celebra a biodiversidade brasileira com uma espécie vegetal nativa do continente americano. A coleção retrata quatro pimentas do gênero Capsicum: dedo-de-moça, bode, malagueta e biquinho.

Durante o evento, que acontece no auditório e nos campos experimentais da Embrapa Hortaliças, pesquisadores e técnicos da cadeia produtiva vão conhecer os resultados das pesquisas de melhoramento genético de pimentas e também visitar a vitrine tecnológica que reúne as cultivares desenvolvidas nos últimos anos.

Na programação do evento ainda está prevista a obliteração dos selos “Pimentas Brasileiras”, com representantes dos Correios e da Embrapa. A proposta desta emissão postal foi eleita pela Comissão Filatélica e homologada pelo Ministério das Comunicações para compor a Programação 2015 no tema Flora.

Os participantes do evento também vão ter a oportunidade de degustar diversos produtos à base de pimentas, já que essas espécies são muito valorizadas pelos atributos culinários.

 

Sobre as pimentas Capsicum

As pimentas do gênero Capsicum são cultivadas em todo o território nacional, embora existam preferências regionais no que se refere ao consumo. “Devido a registros arqueológicos e relatos indígenas sobre o uso dado a essas espécies, elas foram completamente incorporadas à cultura e à dieta da nossa população”, sublinha a pesquisadora Cláudia Ribeiro.

O gênero é composto por cerca de 30 espécies, que possuem uma vasta riqueza de nomes, tamanhos, formatos, cores e pungência (ardor). De acordo com a pesquisadora, o Brasil é um importante centro de diversidade genética, uma vez que possui espécies em diferentes níveis, de silvestres a domesticadas.

Estampa de cultivares

O desenvolvimento de novas cultivares de pimentas tipicamente brasileiras, que atendam às demandas dos setores produtivo e industrial, tem norteado o programa de melhoramento genético conduzido pela Embrapa. Ao longo das pesquisas com pimentas Capsicum, alguns materiais impressionaram a cadeia produtiva e foram amplamente adotados pelos agricultores e pela agroindústria.

Na série de selos, três cultivares lançadas pela Embrapa ganharam um papel de destaque nas estampas: BRS Mari, BRS Seriema e BRS Moema. No segmento dedo-de-moça, a pimenta BRS Mari ocupa uma fatia importante do mercado. Além de rústica e produtiva, ela apresenta alto grau de picância e, por isso, quando em flocos desidratados, resulta em uma pimenta calabresa de alta qualidade.

O ardor acentuado também é característica da cultivar BRS Seriema, pimenta do tipo bode com frutos pequenos e picantes, recomendados para o processamento de conservas. Mas, se alguns consumidores preferem frutos ardidos, há aqueles que valorizam o aroma e o sabor. A pimenta BRS Moema, do tipo biquinho, é uma boa opção nesse caso, tanto para o consumo fresco quanto para a produção de conservas e geleias.

SERVIÇO

Evento: “Pimentas brasileiras”

Data e hora: 18 de novembro de 2015 (quarta-feira) – 9 às 11h

Local: Embrapa Hortaliças – Rodovia BR-060, Km 09 (Brasília/Anápolis)

Fonte: Embrapa Hortaliças

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp