A indústria da carne nos Estados Unidos está novamente sob ataque, por suposta conspiração. Consumidores de 11 estados alegam que processadoras de carne de porco montaram um “esquema de fixação de preços” que inflacionou artificialmente os preços de salsichas, costeletas de porco e outros produtos à base de suínos na última década.
Os consumidores, representados pelo especialista em ação coletiva Hagens Berman Sobol Shapiro LLP, acusam gigantes do setor de carnes como Smithfield, Tyson e Hormel de acompanhar a produção de suínos de cada um por meio de uma ferramenta de análise do setor chamada Agri Stats, ajudando-os a calibrar o processamento para sustentar o mercado e os preços da carne suína.
A ação, que se assemelha a outra batalha judicial em andamento sobre um suposto conluio no segmento de aves, busca indenização respaldada por leis antitruste e de defesa do consumidor. Hormel pretende se “defender vigorosamente” contra as acusações. A Tyson se recusou a comentar e a Smithfield disse que não tem nenhum comentário imediato a fazer.
Fonte: Dow Jones Newswires/Broadcast Agro