Estados brasileiros livres de febre aftosa

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai conferir nesta semana o status de “livre de febre aftosa com vacinação” a oito Estados brasileiros, de acordo com o Ministério da Agricultura. O certificado do reconhecimento oficial ocorrerá durante a 82º Assembleia Geral da OIE, evento que acontece entre 25 e 30 de maio.
O Brasil é um dos países-fundadores da entidade. Conforme a Pasta, serão reconhecidos como “livres de febre aftosa com vacinação” os Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Antes desses oito Estados, já detinha o mesmo status Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Os municípios de Guajará e Boca de Acre, no Amazonas, também já eram reconhecidos como livres de aftosa com vacinação.
Atualmente, Santa Catarina é o único Estado que detém o “status de livre de aftosa sem vacinação”. Esse reconhecimento foi fundamental para o que Japão liberasse as importações de carne suína a partir de Santa Catarina, no ano passado. O Japão é o maior importador mundial do produto.

Fonte:  Valor

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp