Especialistas destacam vantagens do Compost Barn durante Interleite Sul 2018

Compost Barn é um sistema de criação intensiva de bovinos leiteiros, que objetiva melhorar o conforto animal, trazendo benefícios à produção de leite. Foto: Divulgação

Promover o bem-estar animal e, secundariamente, vacas leiteiras com sistema imune melhor e, consequentemente, mais fortes contra mastites e outras doenças do rebanho. Essa é uma das principais vantagens do Compost Barn, que oferece mais proteção ao gado, especialmente diante de condições climáticas adversas.

“Esse sistema de confinamento traz também aumento de produtividade”, defende a doutora em Zootecnia Ana Luiza Schogor, que será uma das palestrantes do Interleite Sul 2018, o maior evento sulbrasileiro do setor leiteiro.

O encontro, que será realizado em Chapecó (SC) nos dias 9 e 10 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, é promovido pela AgriPoint. Ao todo, serão 23 palestras em dois dias de evento, que deve receber cerca de 800 pessoas.

O SISTEMA

Iniciado nos Estados Unidos, o Compost Barn consiste em um sistema de criação intensiva de bovinos leiteiros. Seu objetivo é melhorar o conforto animal e, consequentemente, trazer benefícios ao sistema de produção.

“O Compost Barn é um sistema muito promissor que continuará em expansão. O produtor deve se instruir bem e entender todos os pontos estratégicos de manejo do sistema, deve entender a interação entre o manejo de cama, a lotação animal, a interação com as condições climáticas, com equipamentos de ventilação, reposição de material, dentre outros, antes mesmo de pensar em adotar este sistema de produção”, informa Ana Luiza.

“A Excelência no Compost Barn” será o tema principal do segundo painel do Interleite Sul 2018. O início está previsto para as 14 horas da quarta-feira, 9 de maio. “A movimentação em direção ao confinamento via compost barn: números e constatações” será o assunto explanado pela a doutora em Zootecnia.

DESEMPENHO

A palestra da especialista abordará os resultados de uma pesquisa realizada no Oeste de Santa Catarina, na qual verificou-se as condições das instalações, a qualidade de cama dos composts, quesitos de bem-estar animal e satisfação dos produtores com a adoção do sistema.

“De forma geral, os produtores têm atingido parâmetros desejáveis e satisfação com o sistema, mas vários pontos merecem atenção, e futuras discussões”, ressalta.

MANEJO

Na sequência de sua palestra, Eduardo Pinheiro da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo explanará sobre “Manejo da cama em compost barn: como não errar?”.

Depois disso, será um aberto espaço para questionamentos e debate com o público e, posteriormente, será realizado um milk break e um momento para networking.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições seguem abertas no site www.interleite.com.br/sul nos valores de 400 reais para profissionais e 250 reais para estudantes.

Também poderão ser adquiridos pacotes com almoço para os dois dias de evento, com adesão de 60 reais, sendo 30 reais para cada dia.

SOBRE OS PALESTRANTES

Ana Luiza Schogor é zootecnista, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2005, e especialista em Agronegócios pela mesma instituição, no ano seguinte. Possui mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo (USP/ESALQ), em 2008.

Ela é doutora em Zootecnia (2012) pela Universidade Estadual de Maringá, bolsista CNPq do programa de doutorado sanduíche no Agriculture and Agri-Food Canada – Dairy and Swine Research and Development Center.

Eduardo Pinheiro é mestre em Nutrição e Produção Animal pela FMVZ/USP. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Nutrição e Produção Animal pela FMVZ/USP.

Durante seu mestrado, ele desenvolveu atividades de pesquisa e extensão com enfoque em mastite causada por Staphylococcus aureus. Ainda atuou em trabalhos de pesquisa e consultoria pela empresa Grupo Apoiar, na área de Qualidade do Leite e Controle de Mastite.

REALIZAÇÃO

O evento é uma iniciativa da AgriPoint e tem como patrocinadores diamante a Lac Lélo, Piracanjuba e Syngenta. O patrocínio platina é da Ceva, Hipra – Referência em Prevenção na Saúde Animal, Lely, Orde Milk, Pioneer, Sementes Adriana e Vetoquinol.

O apoio é da Mais Leite, Prefeitura de Chapecó, Grupo Apoiar, Viva Lácteos, Transpondo, Sindicato Rural de Chapecó, Udesc, Mundo do Leite, Intecsol, Balde Branco, Agro e Negócios, Chapecó e Região Convention Visitors Bureau e Emater/RS.

Mais informações, acesse www.interleite.com.br/sul.

Fonte: Assessoria de comunicação do Interleite 2018 com edição d’A Lavoura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp