Oito entidades da indústria e do agronegócio se reúnem na próxima quarta-feira (22/8), em Brasília, onde será promovido o seminário “Frete sem Tabela, Brasil com Futuro”. O assunto será debatido sob três focos: o econômico, o jurídico e o político, com a participação de especialistas e mediação de comunicadores da nova mídia.
O estabelecimento da Política de Frete Mínimo para o Transporte Rodoviário de Cargas, adotada como resposta à greve dos caminhoneiros do fim de maio, impacta custos de uma série de setores, levando a consequências para toda a sociedade brasileira, como aumento da inflação e retirada de recursos essenciais para investimentos e manutenção do emprego no país.
O evento será aberto às 9h45 com debate sobre economia. Cláudio Frischtak, da Inter. B Consultoria, e Pedro Scazufca, sócio da GO Associados e especialista em defesa da concorrência e infraestrutura, conversarão com Geraldo Samor, editor do Brazil Journal, sobre os efeitos em cascata do tabelamento do frete nos custos de vida da população e das empresas de várias áreas.
Das 10h45 às 11h45, o segundo painel terá foco jurídico. A ministra Eliana Calmon, ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, e o advogado Beto Vasconcelos, ex-secretário nacional de Justiça, vão abordar a atuação do Judiciário e a insegurança jurídica. A inconstitucionalidade da medida, que fere o princípio da livre concorrência, também pode surgir no diálogo mediado pela jornalista Laura Diniz, sócia fundadora do JOTA.
Depois do intervalo, às 12h15, o diretor do Poder360, Fernando Rodrigues, será o moderador da troca de opiniões entre o deputado federal Evandro Gussi (PV-SP) e Fernando Schüler, professor do Insper, de São Paulo. Na pauta, o que o tabelamento de frete significa para o cenário político e institucional do país, neste ano de eleições gerais, em que o Brasil escolhe de deputados estaduais a quem vai ocupar a Presidência da República. O evento tem encerramento previsto para as 13h15.
Além da anfitriã CNI (Confederação Nacional da Indústria), promovem o Seminário a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), a Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).
O evento será gratuito, e as inscrições devem ser feitas previamente em fretesemtabela.org.
Fonte: Unica