Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que, no primeiro semestre de 2017, o número de cervejarias brasileiras cresceu 17,5%, com mais de 90 novas fábricas de cervejas artesanais abertas e 7,5 mil rótulos criados.
Em meio ao boom desse mercado, uma nova plataforma propõe democratizar a produção de cerveja artesanal, rompendo as barreiras do setor e contando com a participação de especialistas e apreciadores da bebida.
Resultado de dois anos de pesquisa, o aplicativo PEER2BEER foi idealizado pelos empreendedores Vitor Cunha e Guilherme Aguilar e pela sommelier de cervejas Dani Garrido.
Acelerada pela consultoria de inovação e design Questtonó, a plataforma busca oferecer a panelinhas – como são chamados os produtores caseiros de cerveja – de várias partes do Brasil a oportunidade de se profissionalizar ao serem conectados a um renomado time de especialistas, entre mestres-cervejeiros e sommeliers.
CRITÉRIOS
Ao disponibilizarem suas cervejas experimentais de forma exclusiva pela plataforma, os produtores são avaliados segundo critérios do Beer Judge Certification Program (BJCP), um dos guias de estilo de cervejas mais conhecidos do mundo, e recebem feedbacks construtivos para que possam aprimorar suas técnicas e receitas.
A proposta fica completa com a participação dos avaliadores, que têm a comodidade de receber em casa os rótulos produzidos pelos panelinhas apoiando o processo de aprimoramento por um valor único de 59 reais. Ao degustarem as cervejas, atribuem notas às bebidas e assim ajudam a compor um ranking disponibilizado na plataforma.
CERTIFICAÇÃO
A cada ciclo, a cerveja com melhor performance no ranking de avaliadores e especialistas é acelerada pela PEER2BEER, que oferece ao panelinha a chance de obter certificação no Mapa e a produção industrial da receita de forma “cigana”, ou seja, dentro da planta de uma cervejaria já registrada pelo ministério, mas que “empresta” suas instalações ao produtor.
A plataforma já conta com mais de 1,1 mil panelinhas participantes. Com mais de 2,7 mil avaliadores cadastrados, o app realiza entregas no Estado de São Paulo, mas até o final do ano estará presente em outros quatro Estados do País: Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O time de especialistas foi cuidadosamente selecionado pelos idealizadores do aplicativo e é representado pelos embaixadores da plataforma: Ronaldo Rossi (Sommelier), Edmundo Escrivão Neto (Mestre cervejeiro), Leandro Oliveira (Panelinha) e Marcelo Traldi (Avaliador).
SOBRE A PEER2BEER
A PEER2BEER é uma plataforma educacional que busca democratizar a produção de cerveja artesanal ao promover a conexão de panelinhas (produtores caseiros de cerveja) com um time renomado de especialistas (mestres-cervejeiros e sommeliers) e avaliadores (público em geral).
Rompendo com as barreiras do mercado ao possibilitar a profissionalização de produtores amadores da bebida, o aplicativo estimula a disseminação da cultura cervejeira artesanal.
Fonte: PEER2BEER com edição d’A Lavoura