A Embrapa Territorial comemorou 31 anos de criação no último domingo (31 de maio). A data foi lembrada com uma transmissão online, ocasião em que empresa destacou seus novos projetos em andamento:
– Plataforma Digital GeoMatopiba – Permite acesso, de forma interativa, integrada e gratuita, a mapas e dados espaciais sobre a região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Foi anunciada em Brasília, no aniversário de 47 anos da Embrapa, e, nesta semana, durante Encontro de Secretários Estaduais de Agricultura do Matopiba, no Agrotins, em Palmas, no Tocantins.
– Painéis Gráficos da Dinâmica Territorial do Covid-19 no Brasil – Gerados de forma contínua para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), monitoram a situação de locais onde há importantes empresas e organismos com SIF. Operando desde abril, permitem a detecção precoce de paralisações e riscos de comprometimento das exportações ou do abastecimento interno. Também apoiam outros ministérios nas estratégias territoriais de combate à pandemia;
– IBGE x CAR Banco de Dados Territorial – Resultou do cruzamento inédito, por geoprocessamento, das informações de 5.063.771 estabelecimentos agropecuários do Censo 2017 com os dados de 4.894.358 imóveis rurais do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Mesmo durante o isolamento, diversas análises atenderam demandas da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Mapa, secretarias e atores do agronegócio, sobre a aplicação do Código Florestal, implantação de Programas de Regularização Fundiária e Ambiental e repartição territorial dos pequenos agricultores nos biomas brasileiros.
Na crise da Covid-19, a Embrapa Territorial buscou associar sua lógica analítica de antecipação de riscos com sua tradicional cultura de resiliência. Ao longo de sua história, muitas ameaças internas e externas ampliaram a capacidade de reação, adaptação e flexibilidade da equipe.
Para enfrentar os imprevistos do momento atual, a Embrapa tem oferecido a seus empregados e colaboradores autonomia de ação e responsabilidade, monitorando resultados e trazendo soluções de inovação, adequadas aos desafios territoriais da agropecuária brasileira.
Fonte: Embrapa
Equipe SNA