Embrapa: Sorgo BRS 661 tem grande adaptabilidade e grande capacidade de rebrota

Reginaldo Resende, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo

A Embrapa Milho e Sorgo lançou em maio deste ano a cultivar de sorgo BRS 661 que promete atingir produtividade de massa verde superior a 70 toneladas por hectare e foi criada, especialmente. Essa cultivar foi desenvolvida para a produção de baixo custo de forragem, mais especificamente para a produção de silagem, para plantios feitos na safra de verão e também na safrinha.

Adaptabilidade

Trata-se uma um produto estratégico para pecuaristas e agricultores do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste devido sua grande adaptabilidade a variados sistemas de produção por ser insensível ao fotoperiodismo.

A BRS 661 se sobressai também pela capacidade de rebrota, tolerância ao alumínio no solo, estresse hídrico e acamamento, e ainda pela sanidade foliar.

Produção

A produção de sementes deste sorgo está sendo realizada por produtores de sementes escritos no Renasem, que é o Registro Nacional de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura, e que são licenciados pela Embrapa para a produção e comercialização de sementes. “Na Safra 2023/24 houve uma produção inicial de sementes que foi disponibilizada aos agricultores nesse primeiro semestre. E agora na Safra 2024/24, outra produção está acontecendo e estará disponível aos agricultores a partir de agosto próximo”, reforçou Reginaldo Resende.

Neste ano, foram produzidas 90 toneladas de sementes do sorgo BRS 661 por empresas parceiras licenciadas, mas a expectativa é triplicar essa quantidade para a próxima safra. A produção foi direcionada a várias regiões do Brasil, mas a maior quantidade foi para o Ceará.

Mais informações sobre a produção de sorgo BRS 661 no site da Embrapa Milho e Sorgo.

Por Larissa Machado
larissamachado@sna.agr.br
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp