Embrapa lança manual de qualidade de leite para pequenos produtores

Pesquisadores da Embrapa, por meio de um manual técnico, orienta sobre manutenção da qualidade do leite cru refrigerado e armazenado em tanques coletivos para pequenos produtores, técnicos, transportadores e coletores de amostras de leite. Foto: Divulgação

Para atender às exigências e à crescente valorização da qualidade do leite, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança um manual para manutenção da qualidade do leite cru refrigerado e armazenado em tanques coletivos para pequenos produtores rurais, técnicos, transportadores e coletores de amostras de leite.

A publicação traz recomendações para a produção de leite com qualidade, desde a ordenha até o transporte para o laticínio, com foco em protocolos de higienização de tanques coletivos ou comunitários de armazenamento refrigerado de leite cru.

Trata-se de um trabalho conjunto entre pesquisadores e analistas da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) e Embrapa Gado de Leite (MG).

DETALHES

O manual aborda, de forma detalhada, questões técnicas, normativas e legais relacionadas à produção, armazenamento e transporte de leite, contendo um guia para coleta de amostras para análise.

“Esse manual apresenta os protocolos mais modernos para obtenção e manutenção de leite com qualidade proveniente de agricultores familiares, que armazenam leite em tanques comunitários; desde a ordenha do animal até o transporte para a unidade de processamento”, informa Letícia Mendonça, analista da área de transferência de tecnologia da Embrapa Gado de Leite.

Esses tanques caracterizam-se como unidades coletivas de resfriamento de leite, geralmente utilizados por pequenos produtores, que compartilham o equipamento para armazenar o leite cru a ser entregue ao laticínio.

“Mesmo no leite resfriado ocorre multiplicação de microrganismos, caso a higienização desses tanques não seja realizada adequadamente”, ressalta André Dutra, analista da área de transferência de tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), líder de um projeto que prevê o incremento de qualidade do leite produzido por agricultores familiares no Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Segundo Dutra, normalmente, há formação de películas com microrganismos que contaminam e alteram as características do leite. “Por isso, é preciso implementar protocolos não só na ordenha, mas também nos processos de armazenamento e transporte do produto.”

AUMENTO DA LUCRATIVIDADE

A aplicação dessas recomendações na cadeira leiteira de pequena escala contribui para o aumento do lucro, por meio do pagamento por qualidade, do rendimento industrial e da qualidade dos produtos lácteos ofertados ao consumidor final.

O manual está disponível gratuitamente para download no Portal da Embrapa. Acesse aqui!

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos com edição d’A Lavoura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp