Embrapa Hortaliças apresenta tecnologias sustentáveis na Hortitec 2018

BRS Mediterrânea: alface tipo crespa com tolerância ao calor, nematoides e fusariose. Foto: Divulgação Embrapa

A Embrapa Hortaliças selecionou cultivares, sistemas de produção e insumos desenvolvidos pela pesquisa agropecuária para auxiliar o setor produtivo, que serão apresentadas durante a 25ª edição da Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas. O evento será realizado em Holambra (SP), entre os dias 20 a 22 de junho.

O público que visitar o estande da empresa vai ter a oportunidade de conhecer diversas soluções tecnológicas da Embrapa Hortaliças como as cultivares de alface BRS Leila e BRS Mediterrânea, que se destacam pela tolerância ao florescimento provocado pelo calor, uma qualidade importante devido às elevações de temperatura nas regiões produtoras e ao cenário de mudanças climáticas.

As duas cultivares enquadram-se no segmento varietal de alface crespa de folhas verdes, que é o mais importante no mercado nacional em termos de área cultivada e volume de produção. A alface BRS Leila apresenta ampla adaptação aos diferentes tipos de cultivo – seja campo aberto ou ambiente protegido, mas sua principal indicação é para produção hidropônica, devido ao formato cônico.

Já a cultivar BRS Mediterrânea apresenta resistência à doença de solo denominada fusariose e alta precocidade na colheita. Essas características são interessantes porque contribuem para a menor necessidade de aporte de agrotóxicos nos cultivos de alface, um benefício para o meio ambiente, mas também para o consumidor, já que a principal forma de consumo são folhas frescas. Além disso, essa cultivar é, em média, sete dias mais precoce que a cultivar de alface crespa mais plantada no Brasil.

No que se refere a insumos, o destaque fica por conta do biofertilizante Hortbio®, que tem demonstrado grande potencial na produção de hortaliças porque possui em sua formulação microrganismos reportados na literatura como promotores do crescimento vegetal. Comparado a outros biofertilizantes de uso comum na agricultura orgânica, o Hortbio® possui maiores teores de nitrogênio, fósforo e potássio. Ele pode ser aplicado em água de irrigação, por gotejamento, mas também diretamente no solo com o auxílio de regadores.

No estande da empresa, os visitantes também poderão conhecer melhor a utilização do sistema de plantio direto para a produção de hortaliças, em especial no cultivo de brássicas – família botânica de espécies como couve, brócolis e couve-flor. O plantio direto é um sistema de produção conservacionista, que parte de três requisitos básicos: o revolvimento mínimo do solo, restrito às covas ou aos sulcos de plantio; a diversificação de espécies pela rotação de culturas; e a manutenção de resíduos vegetais com o uso de culturas específicas para formação de palhada na superfície do solo. Esse sistema é uma alternativa aos sistemas produtivos convencionais baseados no uso intensivo de solo e de água, já que as pesquisas indicam que, a partir da adoção do plantio direto, é possível reduzir em 70% as perdas de solo e em até 90% as perdas de água, além de favorecer o incremento dos teores de matéria orgânica no solo.

Serviço

25ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas

Quando: 20 a 22 de junho – das 9h às 19h

Onde: Recinto da Expoflora (Al. Maurício de Nassau, 675 – Holambra/SP)

Paula Rodrigues (MTB 61.403/SP)
Embrapa Hortaliças

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp