O livro A Saga da Soja – de 1050 A.C a 2015 D.C., lançado em 2018 pela Embrapa Soja, ganhou uma versão digital que pode ser acessada gratuitamente.
A publicação, assinada pelos pesquisadores Amélio Dall’Agnol e Décio Gazzoni, da Embrapa Soja, registra desde a domesticação da soja na antiga China, até se tornar o quarto principal grão produzido no mundo.
Segundo os autores, o primeiro registro de soja no Brasil é de 1882, mesma data em que, também, foi introduzida na Argentina. O cultivo no Brasil e na Argentina ocorreu de forma restrita, entre os anos de 1940 e 1960.
No entanto, entre 1960 e 2018, a produção global de soja cresceu cerca de 1.300%. Atualmente, a soja é a principal fonte de proteína, em nível mundial, sendo usada em produtos industrializados e também em ração animal.
Cultura
Na safra 2019/20, o Brasil produziu 257 milhões de toneladas de grãos, dos quais mais de 120 milhões foram de soja. A cultura da soja representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O Brasil se tornou o maior produtor mundial de soja e a cultura hoje tem reflexos importantes na economia, impactando na realização de negócios, na geração de emprego e renda e trazendo melhorias para a qualidade de vida de toda a população.
“A soja encontrou condições adequadas de expansão nos trópicos, fruto de elevada disponibilidade de área, clima favorável, topografia adequada e vultosos investimentos em desenvolvimento de tecnologia, aliados à presença de agricultores empreendedores”, avaliam os autores de A Saga da Soja.
Faça do download do livro em PDF clicando no link https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1093166/a-saga-da-soja-de-1050-ac-a-2050-dc
Fonte: Embrapa Soja
Equipe SNA