Os custos de produção de frangos e suínos de corte tiveram novo recuo em setembro, segundo levantamento realizado pela Embrapa Suínos e Aves. Este é o terceiro mês consecutivo que os dados registram queda, mas seguem muito acima ao ano passado.
O ICPFrango/Embrapa registrou recuo de 3,55% em relação a agosto, atingindo 211,50 pontos. No acumulado do ano, a alta é de 6,30% para os custos de produção, enquanto que em 12 meses a variação é de 11,03%. Os dados de nutrição voltam a ser o maior fator de baixa nos gastos de setembro, com recuo de 3,24%.
Para o ICPSuíno/Embrapa a queda no índice foi ainda maior em relação a agosto, de 5,11%, chegando a 233,96 pontos. Em comparação com o ano passado houve uma alta de 19,15%, com acumulado de 14,70%. Apenas neste mês, os dados de nutrição recuaram 5,06%.
Em agosto, a Embrapa já apontava para recuo nos índices, com baixa de 2,65% para o frango e 0,46% aos suínos. Com o avanço da colheita da safrinha de milho – principal fator de alta para o aumento dos gastos nas granjas –, os custos de produção tiveram uma desaceleração, embora o cenário ainda seja de atenção.
Fonte: Notícias Agrícolas