Embarques de frango enfrentam retrocesso e têm resultado similar ao de setembro

Somando 279.633 toneladas, as exportações de carne de frango in natura de novembro passado corresponderam ao terceiro menor resultado do ano, ficando acima, somente, do que foi exportado em fevereiro e julho. Na prática, os embarques foram muito similares aos de setembro passado (281.372 toneladas), mas, em relação ao mês anterior, outubro de 2012, recuaram quase 10%.

Houve queda, também, em relação ao mesmo mês do ano passado. Mas isso, de certa forma, já era esperado, pois os embarques de carne de frango in natura de novembro de 2011 corresponderam ao maior volume mensal do ano que passou. Só não se imaginava que o recuo, neste ano, fosse tão expressivo (superior a 13%), mesmo porque, nos dois meses anteriores, o volume exportado vinha apresentando evolução positiva em relação a idêntico período do ano passado.

O preço médio registrado, em franca recuperação de agosto para cá, também deu uma estagnada, ficando uns poucos dólares aquém (menos 0,19%) da média registrada em outubro. E isso significa, também, que não conseguiu alcançar o valor médio atingido em novembro do ano passado – uma situação, aliás, que se repete em dez dos últimos onze meses.

O efeito do menor volume e de um preço médio inferior foi, naturalmente, uma queda na receita cambial. Em novembro ela ficou em US$566,155 milhões, valor que representa reduções de 10,11% e de 13,66% sobre, respectivamente, o mês anterior e o mesmo mês do ano passado.

Com o (mais fraco) resultado de novembro, o volume de carne de frango in natura exportado neste ano soma 3,246 milhões de toneladas, registrando redução de 0,12% sobre os 11 primeiros meses de 2011.
Embora o índice de queda seja mínimo, é a primeira vez neste ano que apresenta resultado negativo em relação a idêntico período anterior.

Com isso, o resultado final de 2012 só se igualará ao do ano passado se em dezembro corrente forem embarcadas 325 mil toneladas.

Impossível? Nem tanto. Em março e maio deste foram exportadas, respectivamente, 335 e 338 mil toneladas de carne de frango in natura.

Fonte: Avisite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp