Em meio à crise econômica, organizadores garantem que Agrishow 2015 será sucesso

Organizadores da Agrishow 2015 destacam que a feira tornou-se um instrumento nacional para pequenos, médios e grandes produtores rurais, ao mostrar a evolução tecnológica do agronegócio brasileiro. Foto: Divulgação Mecanicca Comunicação
Organizadores da Agrishow 2015 destacam que a feira tornou-se um instrumento nacional para pequenos, médios e grandes produtores rurais, ao mostrar a evolução tecnológica do agronegócio brasileiro. Foto: Divulgação Mecanicca Comunicação

Os organizadores da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação afirmam que, mais uma vez, o sucesso de público e de expositores já está garantido, porém, admitem que a crise econômica gerou um clima de incertezas para os investidores.

Segundo Fábio Meirelles, presidente da Feira e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Fiesp), “este ano representa um grande desafio a todos os produtores rurais e empresários do agronegócio brasileiro. E, historicamente, a feira sempre impulsionou a realização de negócios durante e depois do evento, levantando o ânimo do setor e fomentando novos investimentos”.

Ao mesmo tempo, Meirelles se diz otimista e garante que a Agrishow 2015 assumirá, novamente, o protagonismo para o desenvolvimento mercadológico do setor.

“Como brasileiro, torço para que a crise não interfira, infelizmente atravessamos um cenário econômico volátil”, enfatizou Carlos Pastoriza, presidente da Associação Brasileira da indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), durante coletiva de imprensa, realizada na sede da entidade, em São Paulo.

CONTRIBUIÇÃO


A feira, a ser realizada de 27 de abril a 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP), e que se encontra em sua 22ª edição, desde o seu lançamento, de acordo com os organizadores, tem se destacado pela sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico do segmento, para o aprimoramento de técnicas de manejo no campo, e para a adoção de inovações que auxiliaram a elevar o patamar de produtividade, de produção e de lucratividade da agropecuária nacional.

O segmento é um dos mais importantes na composição do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, respondendo por 22,8%, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Nesse período, a Agrishow passou por fases de crescimento da economia brasileira, bem como por situações mais desafiadoras, como nesta edição. Mas, por sua importância, ela sempre propiciou um ambiente favorável para a realização de negócios durante e depois do evento.

“O Brasil nunca precisou tanto do agronegócio como neste momento. E a Agrishow tem um papel fundamental nesse sentido, porque os agricultores do Norte ao Sul do País se encontram na feira para trocar informações e ver novidades. E as empresas do segmento represam seus lançamentos para serem vistos lá”, afirmou Maurílio Biagi, presidente de honra da Agrishow 2015.

O presidente da Abimaq ressaltou que em edições anteriores a Agrishow foi palco de anúncios governamentais importantes, como em 2011, com a entrada de uma linha de financiamento para grandes máquinas colheitadeiras, dentro do Programa Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

MODERFROTA

Segundo Carlos Pastoriza, a Abimaq, em conjunto com outras associações do setor, como a Faesp, enviou uma carta aos ministérios da Fazenda e da Agricultura solicitando que, até o final desta safra, não haja alterações nas condições, volumes de financiamento e taxas de juros do Programa Moderfrota – Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras.

“A Agrishow 2015 é um instrumento nacional para pequenos, médios e grandes produtores rurais, ao mostrar a evolução tecnológica do agronegócio brasileiro, possibilitar o intercâmbio de informação entre eles e, também, garantir o incremento de produtividade por meio da adoção de inovações”, destacou Fabio Meirelles, um dos fundadores da Agrishow, durante coletiva de imprensa, realizada na quarta-feira (25/3), em São Paulo.

PARTICIPANTES

Com a presença de 800 marcas, são esperadas as principais lideranças do segmento, bem como a participação de importantes representantes das três esferas do governo – municipal, estadual e federal. Em termos de visitação, a expectativa é receber, em uma área de 440 mil m², cerca de 160.000 visitantes do Brasil e do exterior.

Idealizado pelas principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, o evento é organizado pela BTS Informa, integrante do Grupo Informa.

Por equipe SNA/SP

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