Economia de água e energia é destaque da Hortitec 2015

Enfrentar a maior crise hídrica do País e ainda pensar na sustentabilidade do meio ambiente no campo serão debatidos durante a Hortitec 2015, em Holambra (SP). Foto: Divulgação
Enfrentar a maior crise hídrica do País e ainda pensar na sustentabilidade do meio ambiente no campo serão debatidos durante a Hortitec 2015, em Holambra (SP). Foto: Divulgação

Saber enfrentar uma das piores crises hídricas já sentidas no Brasil, com menos perdas no campo, e ainda se preocupar com a sustentabilidade do meio ambiente. Este é um dos principais desafios para o produtor rural brasileiro, que inclui os floricultores, fruticultores e horticultores. O assunto será debatido durante a 22ª Exposição de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – Hortitec 2015, que acontece em Holambra (SP), de 17 a 19 de junho.

Expositores nacionais e internacionais da hortifruticultura vão apresentar, aos visitantes da feira, produtos e tecnologias que prometem ajudar o agricultor a enfrentar a falta de água e os problemas relacionados ao abastecimento de energia elétrica, tanto em São Paulo como nos demais Estados da Região Sudeste do País.

“Embora 2015 seja um ano muito complicado, a expectativa ainda é boa, pois a demanda por produtos hortícolas continua alta”, ressalta o coordenador do evento, Renato Ortiz, que considera a Hortitec referência, no Brasil e na América Latina em fruticultura, floricultura, horticultura e cultivo protegido.

Ele destaca que o evento é dirigido ao produtor rural, que vem em busca de novas técnicas que contribuam para a uniformidade dos produtos e o aumento da produtividade e que também permitam produção durante todo ano.

“Nesse sentido, todos os anos, as empresas apresentam novidades em tecnologia e também na parte de melhoramento genético, seja em formato, sabor, coloração etc.”, pontua.

Ortiz afirma que, neste ano, a Hortitec vai daráênfase a dois grandes temas: falta de água e de energia.

“Empresas e produtores estão atentos às novas tecnologias que ajudam a economizar água e energia elétrica, cujo custo está muito alto.”

Para tanto, salienta ele, existe uma procura por alternativas como energia solar, utilização de gás e de cavacos para aquecimento.

“Embora 2015 seja um ano muito complicado, a expectativa ainda é boa, pois a demanda por produtos hortícolas continua alta”, ressalta o coordenador do evento, Renato Ortiz, que considera a Hortitec referência, no Brasil e na América Latina em fruticultura, floricultura, horticultura e cultivo protegido. Foto: Divulgação
“Embora 2015 seja um ano muito complicado, a expectativa ainda é boa, pois a demanda por produtos hortícolas continua alta”, ressalta o coordenador do evento, Renato Ortiz, que considera a Hortitec referência, no Brasil e na América Latina em fruticultura, floricultura, horticultura e cultivo protegido. Foto: Divulgação

NOVIDADES

Nesta linha, estão previstas algumas novidades. Uma delas é um novo sistema de irrigação por gotejamento mais preciso, apenas na área reticulada da planta, que evita a evaporação e proporciona economia de água. O projeto será apresentado pela Hortishop.

Também será realizado o pré-lançamento do Wiltmeter, desenvolvido em conjunto com a Embrapa Instrumentação de São Carlos (SP) e a Hidrosense. Trata-se de um equipamento que mede a turgescência de folhas – como alface, rúcula, couve, identificando a necessidade de irrigação -, proporcionando ao produtor total controle.

Uma das soluções para transporte e armazenamento de água potável é o Viniliq Pipa, confeccionado com laminado de PVC e que pode ser instalado em qualquer caminhão de carroceria aberta ou fechada, com capacidade de 700 a 6 mil litros, para ser utilizado em situações de chuvas, no combate a incêndios florestais e paisagismo. O produto também tem uma versão estacionária.

O reservatório pré-moldado Vinitank é outra opção para armazenar água, disponível em capacidade que varia entre 5 mil a 100 mil litros.

Reservatório pré-moldado será uma das novidades da feira, que tem como objetivo armazenar água, disponível em capacidade que varia entre 5 mil a 100 mil litros. Foto: Divulgação
Uma das novidades da feira, reservatório pré-moldado tem capacidade de armazenar de 5 mil a 100 mil litros de água. Foto: Divulgação

Outro produto que estará na Hortitec 2015 é o piso de cultivo, sistema de inundação e drenagem que proporciona controle da água e dos nutrientes, evitando desperdício e minimizando a ocorrência de doenças. Cada planta recebe água e fertilizantes na mesma quantidade e durante o mesmo tempo. O que sobra da água é recolhido e armazenado para a próxima rega, sem perdas por evaporação.

Outras novidades são a bomba Solarpak, que utiliza a energia solar para o fornecimento de água; o kit Crise Hídrica, composto por um plano de reuso da água da chuva, outorga para rebaixamento de lençol freático e poço artesiano de alto desempenho; e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), que visa regularizar as questões ambientais de propriedades e imóveis rurais.

Após o cadastro da propriedade ou imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o proprietário pode aderir ao PRA para regularizar a propriedade, se necessário, assinando um termo de compromisso para executar as medidas de recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, em um prazo de até 20 anos.

EXPECTATIVA
Cerca de 430 empresas expositoras devem apresentar novidades na Hortitec 2015, nos setores de sementes, bulbos, mudas, fertilizantes, irrigação, ferramentas, estufas, embalagens, vasos, telas, substratos, climatização, biotecnologia, assessoria técnica e em comércio exterior, literatura e produtos importados.

Nesta 22ª edição, a organização da feira espera receber mais de 27 mil visitantes de vários países e ainda gerar negócios estimados em R$ 80 milhões.

Por equipe SNA/SP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp