Empresas, cooperativas, associações, entre outros representantes do agronegócio, precisam ter a educação como um de seus projetos estratégicos, afirmou o diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Marcos Fava Neves.
Segundo ele, a educação no agro necessita de uma reforma para que possa gerar novos talentos e oportunidades de mercado.
“Empresas e instituições devem sempre reservar uma parte de seu orçamento para esse investimento. Os alunos precisam conhecer empresas, assistir a palestras, serem motivados e integrados. O agro, o País e todas as pessoas ganham com essa atitude”, afirmou o especialista.
Nesse contexto, Fava listou alguns desafios a serem enfrentados. Para ele, a educação deve ser orientada pela demanda. “Precisamos olhar para a resolução de problemas na jornada produtiva, dar prioridade para a ciência, direcionar a educação para a obtenção de soluções.”
Ao mesmo tempo, disse o especialista, “devemos promover a experiência da aprendizagem”, com a utilização de tecnologia, jogos, simuladores, sistemas digitais, entre outras ferramentas. “É o aprender fazendo”, destacou.
Outro desafio, segundo Fava, é o da potencialização das relações entre professores e alunos, entre os próprios alunos, incluindo também nesse cenário possibilidades de interações, parcerias, contatos internacionais, etc.
Avaliação e comportamento
O sistema educacional também necessita de métricas de avaliação, acrescentou o diretor da SNA. “A educação deve se pautar por resultados práticos, científicos, pela construção de valor, pela formação de pessoas e por aspectos como empregabilidade, por exemplo.”
Por fim, completou Fava, “é preciso reunir esforços para fazer com que o estudante tenha mais equilíbrio e mantenha viva sua curiosidade e vontade de melhorar.”
Transformações
O diretor da SNA salientou ainda que, atualmente, a educação está passando por transformações importantes, como a digitalização e o aumento da oferta de conteúdos na Internet, que favorece a otimização do desempenho e tempo de aprendizagem do aluno, e no caso do agro, a criação de de uma forte demanda por profissionais do setor, diante dos resultados positivos em matéria de exportações, renda no mercado interno, entre outros fatores.