Documentário ‘É tempo de tainha’ será lançado no Dia do Pescador

Filme retrata a pesca artesanal de tainha na modalidade cerco de praia, em Santa Catarina. Foto: Divulgação Epagri

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri) lança nesta sexta-feira, 29 de junho, em Florianópolis (SC), o documentário “É tempo de tainha”, que retrata a pesca artesanal deste peixe na modalidade cerco de praia.

O lançamento será realizado às 18h30, no Rancho do Getúlio, na Praia do Campeche. O vídeo de 15 minutos é uma produção do Departamento de Marketing e Comunicação da Epagri. O lançamento no dia 29 é uma alusão ao Dia do Pescador.

As gravações foram feitas em Florianópolis, nas praias da Lagoinha do Norte e Campeche, e acompanham o dia a dia dos pescadores. Eles aguardam o ano inteiro para a chegada da safra da tainha, um dos mais importantes recursos pesqueiros do Sul do Brasil.

A PESCA

A pesca ocorre no litoral entre os meses de maio e julho. Os peixes saem em cardumes migratórios da Lagoa do Patos, no Rio Grande do Sul, e no outono, com a entrada das frentes frias, buscam águas mais quentes para desovar. em direção ao norte. Na costa catarinense, os barcos fazem o cerco aos peixes e as redes são puxadas pelos pescadores na praia.

“A pesca da tainha vem de gerações, começou com meu avô, passou para o meu pai e hoje, como filho, eu venho no mesmo caminho, seguindo a tradição para não perder nossa cultura”, conta Pedro Aparício Inácio, presidente da Associação de Pescadores Artesanais do Campeche e um dos personagens do documentário.

Os pescadores falam da importância da pesca artesanal da tainha para as comunidades locais e mostram como ocorre o cerco de praia. Tudo começa com o vigia, também chamado olheiro, que avista os cardumes do alto dos costões e em seguida sinaliza para o grupo que está de prontidão na praia. Rapidamente os barcos entram no mar e os pescadores jogam suas redes, fazendo o cerco aos peixes.

PUXADA DE REDES

Quando as tainhas são capturadas, com lances que chegam a ultrapassar 10 mil peixes, toda a comunidade ajuda na puxada das redes.

“Para nós a pesca mais bonita é a da temporada da tainha. Os vigias apitando lá na pedra, os barcos soltando as redes e quando os peixes chegam na praia vêm muitos ajudantes. É um momento emocionante”, conta no vídeo Danir Mamedes da Silva, pescador na Lagoinha do Norte.

Além de documentar uma tradição tão antiga e estimada pelos moradores do litoral catarinense, o vídeo da Epagri oferece um show de belas imagens. As tomadas são aéreas e também feitas das praias ou em embarcações, que revelam lindos ângulos de uma Florianópolis que encanta.

Confira no teaser pelo link https://drive.google.com/file/d/1wHUJQ4OkhB2ZJ-QxtPITiocV4RMrCxHO/view!

Fonte: Epagri com edição d’A Lavoura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp