A abertura da 10ª edição da Jornada de Iniciação Científica – JINC ocorre nesta terça-feira, 18 de outubro, a partir das 19 horas, no auditório da Universidade do Contestado, no Campus Concórdia. A palestra será sobre “Os desafios da divulgação científica no século XXI”, apresentada pela professora e pesquisadora Sônia Bertol, da UPF (Universidade de Passo Fundo).
A JINC é organizada pela Embrapa Suínos e Aves e pela Universidade do Contestado (UnC), com apoio do Instituto Federal Catarinense – Campus de Concórdia e está integrada à programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Concórdia/SC.
A palestrante deste ano é professora e pesquisadora da UPF (Universidade de Passo Fundo/RS) desde 1996, já foi chefe de departamento dos cursos de Comunicação Social durante seis anos e coordenadora do curso de Jornalismo no período 1996-2002 e depois no período 2006-2012.
Sônia Bertol é autora dos livros “Tarso de Castro”, editor de O Pasquim, e “Comunicação da Saúde: a divulgação do câncer de mama Brasil/EUA”. Ela é doutora em Comunicação pela Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), com doutorado sanduíche na Universidade Johns Hopkins.
Em seguida da palestra, iniciam as apresentações de pôsteres no segundo andar do Bloco D e a apresentação dos trabalhos orais será a partir das 21 horas, no mesmo andar. Neste ano 97 trabalhos foram aprovados, sendo que todos têm apresentação em pôster. Destes, 20 foram selecionados para apresentação oral.
Outra novidade desta edição é a escolha dos melhores trabalhos em cada uma das áreas do conhecimento: ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Engenharia, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Terra.
A definição ocorreu de acordo com a melhor pontuação de cada área, ou seja, a comissão avaliadora concedeu nota em cada trabalho seguindo os critérios definidos. A entrega de um certificado ocorrerá durante a cerimônia de abertura do evento.
EDIÇÃO HISTÓRICA
Em 2016 a JINC chega na 10ª edição e se consolida como um evento voltado para a discussão da ciência e da pesquisa, com o foco na iniciação científica. O objetivo principal do evento é o de divulgar e valorizar o conhecimento gerado em instituições de ensino.
“Precisávamos criar um momento para despertar os acadêmicos para a prática da ciência, mostrando que ela está mais próxima da sociedade do que parece e que é feita com dedicação, por pessoas dispostas a fazer a diferença. A JINC é o espaço para isso”, destacou o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, pesquisador Airton Kunz, idealizador do evento.
A dinâmica do evento prevê o envio de trabalhos pelos acadêmicos de qualquer área do conhecimento, dentro de formato e prazo estipulado. Os trabalhos são analisados por uma Comissão Científica, formada por profissionais das instituições organizadoras, e são apresentados na forma de comunicação oral e pôster, no dia do evento. Ainda nesse dia, ocorre uma palestra de abertura com profissional da área de pesquisa.
Consulte aqui a programação: www.cnpsa.embrapa.br/10jinc.
Fonte: Embrapa Suínos e Aves