A BR Distribuidora, a Raízen Combustíveis e algumas distribuidoras menores declararam “força maior” em contratos de compra de etanol na sexta-feira passada, diante da forte queda das vendas de combustíveis nos últimos dias. Isso significa dizer que essas empresas, em tese, poderão deixar de receber, e de pagar, o biocombustível de seus fornecedores. Comunicados foram enviados a usinas das regiões centro-sul e Nordeste.
A Raízen afirmou, em nota ao Valor, que a iniciativa foi tomada “o quanto antes possível” para que as usinas, que estão começando a produção da safra 2020/21, possam se planejar.
“Embora ainda não estejam claros, neste momento, todos os impactos que esta crise trará para as suas operações, a Raízen está focada em fortalecer suas parcerias estratégicas com fornecedores de etanol. Nesse sentido, optamos, como outras empresas do setor, por dar a notícia sobre o evento de força maior em curso o quanto antes possível, de maneira a permitir que os fornecedores possam planejar suas operações com base nisso”, informou a companhia.
A BR Distribuidora também declarou força maior, segundo a Bloomberg. Procurada, a companhia não concedeu entrevista. Raízen e BR representam 37% das vendas totais de etanol hidratado e 40% das vendas de gasolina C (com 27,50% de etanol anidro) no País. Outras distribuidoras menores também acionaram o mecanismo.
Em alguns comunicados enviados às usinas, as distribuidoras não detalharam qual foi a queda das vendas nas últimas semanas, disse ao Valor uma fonte que teve acesso a algumas cartas. Agentes da cadeia têm apresentado números que vão desde redução de 40% a 70%, contando desde as primeiras medidas restritivas à circulação adotadas pelos governos estaduais e municipais.
Segundo um trader, as compras de etanol pelas distribuidoras não cessarão, mas os volumes acertados nos contratos podem cair de forma substancial para atender à demanda mínima do momento.
Para o advogado Jorge Cesa, especialista em contratos e sócio do Souto Correa Advogados, “manifestações gerais sobre caso fortuito podem ser excessos”, e mesmo casos de força maior “não geram alteração do contrato”, que em geral é negociada pelas partes envolvidas.
Para mitigar os impactos do Coronavírus e do derretimento dos preços de combustíveis, produtores e distribuidores discutiram virtualmente ontem alternativas de curto prazo com representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), com o objetivo de estimular o etanol hidratado a ganhar espaço no reduzido mercado de ciclo Otto deste ano.
Segundo apurou o Valor, a área técnica do governo propôs o aumento pontual da CIDE sobre a gasolina e o diesel, com posterior redução, e uso dos recursos arrecadados em um fundo de estabilização, que poderá ser utilizado para subsidiar valores menores ao consumidor quando os preços voltarem a subir no mercado. As usinas se posicionaram contra a alta da CIDE para o diesel, principal custo de produção na área agrícola.
Outra proposta da área técnica é mudar a base de cálculo do ICMS sobre a gasolina de 15 dias para 12 meses, minimizando a queda recente de preços sobre o cálculo do imposto e o valor final do fóssil.
Também foi discutida a criação de um imposto de importação sobre a gasolina e o fim da cota de etanol importado sem a alíquota de 20%. O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) resistiu à primeira proposta. O MME ainda considera propor ao Ministério da Economia a suspensão de PIS e Cofins sobre o etanol hidratado por seis meses.
Valor Econômico