Dispositivo portátil agiliza cromatografia na agricultura de precisão

A empresa opera nas áreas forense, no setor de alimentos e bebidas, e ainda nos âmbitos biofarmacêutico e ambiental – Imagem de rawpixel.com no Freepik

Análises com resultados rápidos e custos reduzidos. Estas são algumas das propostas da Peptina Biotech, uma empresa que faz parte do portfólio do hub de startups da Sociedade Nacional de Agricultura (SNASH) e que atua no ramo de pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais.

Visando suprir as demandas do mercado de precisão e diagnósticos com mais agilidade e facilidade de manuseio, a startup criou um dispositivo portátil e altamente sensível que oferece uma alternativa para instrumentos de cromatografia; uma técnica utilizada para a análise, identificação e separação dos componentes de uma mistura.

A empresa opera nas áreas forense, no setor de alimentos e bebidas, e ainda nos âmbitos biofarmacêutico e ambiental. De acordo com Marcus Ataíde, CEO da Peptina Biotech, o equipamento fornece, em poucos minutos, uma análise química quantificada e precisa utilizando apenas uma pequena amostra de material.

Marcus Ataíde, CEO da Peptina Biotech, afirmou que a empresa desempenha um papel crucial na agricultura aumentando a agilidade e reduzindo custos para o setor

Agricultura de precisão

O dispositivo da Peptina Biotech age na agricultura de precisão oferecendo a capacidade de medir os níveis de concentração de diversos elementos como: NPK e Glifosato. “Inovamos não apenas tecnologicamente, mas também na oferta de soluções práticas e estratégicas para os desafios específicos enfrentados pelo setor de agricultura de precisão”, explicou Marcus Ataíde.

Vantagens do dispositivo

– Controle de qualidade para produção de BioQAV no setor de bioenergia: A capacidade de modificar geneticamente a soja para uma extração final de maior qualidade abre caminho para a produção de biocombustíveis mais competitivos.

– Controle de qualidade para pequenos produtores de bebidas: Pequenos produtores de cerveja e vinho, por exemplo, poderão obter uma solução rápida e acessível para testes rigorosos.

– Análise rápida do solo para a agricultura: O processo convencional de análise de solo em laboratórios especializados leva, em média, 30 dias. Ao simplificar e acelerar esse processo, o dispositivo permite uma análise mais frequente e detalhada das condições do solo. Isso possibilita aos produtores tomadas de decisões exitosas, otimizando o manejo das lavouras e aprimorando a eficiência agrícola.

Mercado

O CEO da Peptina Biotech, finalizou dizendo que a empresa está concentrando seus esforços no mercado brasileiro da agricultura de precisão.

Por Larissa Machado

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp