Para o frango vivo comercializado no interior paulista, a quarta semana de novembro (19 a 25, seis dias úteis) não teve absolutamente nada de diferente em relação às semanas anteriores: o produto continuou sendo comercializado a R$ 2,70/kg – valor alcançado em 23 de outubro passado e que, portanto, completou ontem (25/11), 35 dias de vigência.
No período, o mercado também se manteve inalterado, isto é, continuou firme e com a oferta ajustada à demanda, sem ser afetado pelas variações típicas da economia a cada novo mês.
O que vai acontecer no setor nestes derradeiros quatro dias de novembro é uma incógnita. Mas tudo indica que o mês será encerrado com a mesma cotação de abertura – como, aliás, já se observou em novembro do ano passado.
Com tal desempenho, o preço médio do frango vivo em novembro de 2017 alcança preço 13% inferior às cotações registradas há um ano e há dois anos (R$ 3,10/kg tanto em novembro de 2015 como em novembro de 2016). Nada mal, considerado-se que o principal fator de custo do frango, o milho, está hoje com preço 12% e 22% inferior aos registrados nesses dois meses, respectivamente.
O problema é que, em valores reais, a atual cotação corresponde ao pior resultado dos últimos cinco anos. E, retrocedendo no tempo, se constata que o preço do milho em novembro de 2013 e de 2014 esteve bem mais barato que atualmente. Porém, um frango não é feito só com milho.
Fonte: AviSite