Delegação chinesa visita a SNA

Hélio Sirimarco, vice-presidente da SNA e Sra. Xu Jian – diretora do Centro Atacadista de Grãos e Óleo da Província de Sichuan.

 

A SNA recebeu na última terça-feira, dia 24, em sua sede, a delegação chinesa composta por representantes do Departamento de Grãos e Reservas da Província de Sichuan. O vice-presidente da SNA, Hélio Sirimarco, deu as boas-vindas e apresentou os serviços da entidade, especialmente no que tange à cooperação econômica e comercial com a China.

Em seguida, a diretora Xu Jian, do Centro Atacadista de Grãos e Óleo, fez uma breve exposição de motivos do seu setor e apresentou os demais membros da delegação. Também participou do encontro o Diretor Executivo da SNA, Thomás Tosta de Sá.

A China, principal parceira comercial do Brasil, importou o equivalente a U$ 90 bilhões somente 2022, em commodities como soja, petróleo e minério de ferro. A delegação quis saber as principais características do processamento intensivo dos grãos brasileiros. A província de Sichuan tem uma grande demanda anual por importação dessa mercadoria, apesar de também produzi-la, assim como produtos petrolíferos especiais, a exemplo óleo de colza e insumos básicos para salgadinhos.

A visita

Essa vinda ao Brasil, segundo a diretora Xu Jian, tem como objetivo aprofundar o intercâmbio e a cooperação na indústria de grãos, assim como aumentar as exportações e importações desse e outros produtos.  O vice-presidente, Hélio Sirimarco, explicou as vantagens das variedades de grãos brasileiros e outros produtos agrícolas atualmente exportados para a China.

Sirimarco acrescentou ainda que a SNA está pronta para auxiliar com informações e expertise necessárias na discussão de futuros acordos, através de projetos conjuntos que envolvem também entes públicos e privados, com os quais a entidade dialoga e colabora desde a sua fundação.

 

 Foto: Marcelo Sá
Finalizada a conversa, a delegação visitou parte das instalações do edifício sede da SNA e recebeu exemplares da tradicional revista A Lavoura.
Por Marcelo Sá, jornalista/editor
Equipe SNA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp