Custos de produção de aves e suínos fecham 2016 em alta

Os custos de produção de aves e suínos registraram quedas no mês de dezembro, em relação a novembro, mas ainda fecharam 2016 em alta, refletindo o aumento nos preços de grãos usados para nutrição animal, segundo dados contabilizados pela Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa.

O índice que mede o custo de produção dos suínos (ICPSuíno) teve queda de 1,58% no último mês do ano passado, para 219,68 pontos, afetado principalmente por uma queda de 1,61% no custo de nutrição.

No acumulado do ano, houve uma alta de 8,47% no custo de produção de suínos, quando os custos de nutrição subiram 8,36%. Os custos de nutrição representam quase 80% da composição do índice de custos de produção calculado pela Embrapa.

Já o custo de produção de frangos medido pelo ICPFrango caiu 0,53% em dezembro, para 209,70 pontos. No ano, o índice subiu 5,44%, também influenciado pelo crescimento nos custos de nutrição, que foi de 5,87% no período.

Se as previsões para as safras de milho e soja do Brasil neste ano se confirmarem, a tendência é de que os custos de produção de aves e suínos caiam em 2017.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra de grãos no Brasil alcançará recorde histórico neste ano, com produção de 87.4 milhões de toneladas de milho esperada para o ano. Para a soja, a Conab espera aumento de 10,6% na produção, para 105.6 milhões de toneladas.

 

Fonte: CarneTec

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp