O Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) deve investir neste ano mais de R$ 200 milhões na abertura de mais 250 agências no Brasil. Parte delas ficará em municípios do Espírito Santo, estado onde a instituição financeira cooperativa ainda não tem presença física.
Em 2020, o Sicredi atingiu 2.000 unidades em todo o País, após a inauguração de 150 agências, mais concentradas em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Amazonas e Paraíba.
“A atuação em grandes centros urbanos e em regiões mais remotas tem permitido ao Sicredi fomentar a competitividade no sistema financeiro nacional e, ao mesmo tempo, promover a inclusão financeira, um dos principais desafios da atualidade no Brasil”, destacou a entidade em comunicado.
O número de associados atualmente supera 4.5 milhões. O Sicredi está presente em mais de 1.400 municípios de 23 estados, além do Distrito Federal. Em mais de 200 cidades, é a única instituição financeira fisicamente presente.
Soluções digitais
O projeto de expansão abrange o aumento da presença física e investimentos em soluções digitais, informou o presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar) e integrante do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), Manfred Alfonso Dasenbrock.
“O conceito que trabalhamos é o ‘fisital’, no qual as soluções digitais apoiam o relacionamento físico.” Na nota, o Sicredi cita estudos que apontam benefícios da presença física de cooperativas de crédito em pequenos municípios brasileiros.
Bancarização
Um deles, “Benefícios do Cooperativismo de Crédito: impacto sobre a bancarização”, mostra que as cooperativas têm mais capacidade de prover serviços financeiros em regiões mais isoladas e rurais do que bancos tradicionais.
Enquanto os bancos buscam, em média, no mínimo 8.000 habitantes para instalar uma agência em um município, cooperativas como as do Sicredi operam em cidades com a partir de 2.300 habitantes, segundo informações divulgadas em nota.
“O relacionamento mais próximo, característica predominante no cooperativismo de crédito, nos permite conhecer melhor os associados, suas reais necessidades e das regiões onde eles vivem. É daí que vem a nossa capilaridade e capacidade de alavancar o crescimento econômico local”, indicou Dasenbrock no comunicado.
Fonte: Broadcast Agro
Equipe SNA