CNA: logística, comercialização e crédito rural são os principais problemas da crise

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indicou que, diante da crise do novo Coronavírus, o produtor rural está passando por três grandes problemas: de crédito rural, comercialização e logística.

Bruno Lucchi, superintendente técnico da entidade, ressalta que agricultores relatam dúvidas sobre como os pagamentos de parcelas que estão para vencer devem ocorrer, já que as instituições financeiras estão fechadas. Outra dúvida é se haverá prorrogação das dívidas.

“Há uma dificuldade para enquadrar o perfil do produtor (nessa prorrogação) porque não vai dar para colocar todos, senão vai faltar dinheiro”, afirma Lucchi.

Comercialização

Ele comenta ainda que produtores rurais apresentaram grandes dificuldades em comercializar a produção e pedem linhas de crédito rural para capital de giro, com o objetivo de realizar os pagamentos das contas. A expectativa é que o assunto seja tratado em uma reunião entre a CNA e o Ministério da Agricultura.

“Muitos têm de pagar imposto, insumos e precisam de fôlego para não se endividar. Essa é uma linha emergencial que vamos atrás. A outra medida que queremos é prorrogar as parcelas de financiamentos de custeio e investimento dos próximos meses”, destaca Lucchi.

Produtores de leite, por exemplo, relataram dificuldades na comercialização. Já os laticínios viram as vendas de queijos para restaurantes e bares diminuírem drasticamente.

“Estamos tentando dar outras soluções. A CNA tem feito contato com varejistas para que elas possam receber produtos do próprio produtor”, informa o superintendente. Outra possibilidade, aponta, seria o mercado de aplicativos.

“Para isso, as empresas especializadas em entregas afirmam que se houvesse um centro de distribuição dos produtos agrícolas, o negócio seria viável”.

Logística

Outro problema enfrentado se refere à logística. A CNA relata dificuldades de entregas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. “Quem trabalha com café, está com dificuldade na parte de movimentação dos insumos”, comenta Lucchi. “Há problemas também com lojas agropecuárias fechadas”.

A CNA orienta que o setor use o decreto 10.282 publicado na sexta-feira (20/3), que define a produção e a distribuição de alimentos como atividades essenciais, para conseguir a resolver a situação.

 

Canal Rural

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp