A batata é um dos principais carboidratos mais apreciados no mundo e de formas variadas. O consumo global de batata industrializada atinge cerca de sete milhões de toneladas ao ano. Parte de receitas frias ou quentes e até mesmo no consumo in natura, mais de 50% das batatas produzidas são utilizadas frescas, mas grande parte dessa produção também se encaixa no segmento processado.
Farinhas, amidos e pré-prontas, incluindo as batatas fritas em palitos ou as chips, são as formas mais encontradas do tubérculo no mercado. “A facilidade do consumo pronto, urbanização e estilo de vida são alguns dos fatores responsáveis pelo sucesso mundial dessa fatia de mercado, além da praticidade de preparo e estocagem”, disse Raika Borges, especialista agronômica da Yara.
Líder mundial em nutrição de plantas, a Yara tem a batata como uma das suas culturas-chave e busca desenvolver toda a sua cadeia de valor, desde o cultivo até a mesa do consumidor. A empresa, em parceria com a Pepsico, uma das empresas líderes mundiais no setor de alimentos e bebidas, ministrará uma série de treinamentos direcionados à cultura.
O cronograma englobará também aveia em um dos seus módulos e já teve sua primeira turma em Curitiba (PR). O evento passará por Vargem Grande (SP), em 26 de janeiro, Araxá (MG), em 31 de janeiro e concluirá a programação em Passo Fundo (RS), em 2 de fevereiro.
O objetivo é desenvolver uma produção cada vez mais sustentável por meio de soluções nutricionais, com base na redução na emissão de gases estufa, na qualidade pós-colheita e na otimização do uso de nutrientes com subsídios aos produtores, de acordo com a nutrição utilizada.
“O principal benefício é gerar sinergia entre os clientes e levar o conhecimento agronômico de fontes mais eficientes em um produto premium que faz toda a diferença no resultado final”, disse a especialista Raika.
O conhecimento das quantidades de nutrientes extraídos do solo pela cultura da batata é de suma importância para o manejo adequado da adubação. O mercado brasileiro do tubérculo de maneira processada cresceu no último ano 15%, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Gran Batata
O Programa Nutricional Gran Batata da Yara é composto por portfólio completo e conhecimento global da cultura, com o objetivo de aumentar a produtividade e rentabilidade dos produtores agrícolas.
Com a adoção do Granbatata, os benefícios são visíveis, pois os nutrientes aliados às tecnologias disponíveis garantem a sanidade da cultura, proporcionam batatas mais resistentes, com maior vida de prateleira e consequentemente mais rentabilidade aos produtores, já que o produto final tem mais qualidade.
Fonte: Agrolink