4º Congresso de Agribusiness
Análise da cadeia produtiva animal
18 e 19 de março de 2002
Edição dos anais para visualização online
Anais do 4º Congresso de Agribusiness: versão online
Programa do evento
ABERTURA
Política e políticos do agronegócio
Octavio Mello Alvarenga, Presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)
O Brasil é competitivo no agronegócio
Marcus Vinícius Pratini de Morais, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
O agronegócio é a base do desenvolvimento nacional
Christino Áureo da Silva Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro
1º PAINEL: Avanços Tecnológicos na Produção Animal
O uso da inseminação artificial em bovinos no Brasil
Donário Lopes de Almeida, Diretor Geral da ABS Pecplan e Presidente da ASBIA – Associação Brasileira de Inseminação Artificial
Avanços tecnológicos na produção animal – contribuição do sistema nacional agropecuário
Fernando Campos, Pesquisador do Deptº. de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Geração e incorporação de tecnologia na indústria animal: a dependência brasileira
Luiz Eustáquio Lopes Pinheiro, Presidente do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal
Os programas do CNPq para a cadeia animal
Maria Auxiliadora da Silveira, Coordenadora do Programa de Pesquisa em Agropecuária e Agronegócio – COAGR – CNPq
2º PAINEL: Produção Animal
Rastreabilidade – segurança alimentar do pasto ao prato
Albino Luchiari Filho, Professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – USP
Coordenação de cadeias e o futuro nas relações do agribusiness
Flávio S. Inoue, New Crops, Project and Licensing Biotech – LATAM Syngenta Seeds Ltda.
O papel da suplementação animal no crescimento da produção pecuária
Marcos Barlsalobre, Diretor de produto – Bellman
Avanços e desafios para as principais cadeias de produção animal
Otávio Rechsteiner Maghelly, Coordenador do Departamento Econômico da Federação da Agricultura de São Paulo
Como produzir carne de aves e suínos sem o uso de antibióticos promotores de crescimento nas dietas
Paulo Fernandes, Gerente Técnico da Alltech do Brasil
Confiabilidade da produção animal
Gilman Viana Rodrigues, Presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais
3º PAINEL: Produção e Comercialização de Alimentos de Origem Animal; Inspeção Sanitária
Perspectivas para a carne brasileira:raças zebuínas x qualidade da carne
Albino Luchiari Filho, Professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – USP
Evolução recente e perspectivas da pecuária de leite no Brasil
Aloisio Teixeira Gomes, Pesquisador da Embrapa Gado de Leite
Falta ao Brasil a chamada “identidade nacional”
Nelson Mamede, Representante da ABAG em Londres
Comercialização e marketing agropecuário na Internet
Ricardo Serra, Consultor do Grupo MegaAgro Brasil
4º PAINEL: Clínica Médica-Veterinária: Avanços; Pesquisa
Participação do mercado brasileiro na pecuária internacional
Benedito Fortes de Arruda, Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária
O funcionamento de um Centro de Terapia Intensiva e Emergência na veterinária de pequenos animais
Élida Gripp Mannhaeimer, Mestranda em clínica e cirurgia de pequenos animais e especialista em emergência de pequenos animais
Alessandra Ribeiro Lucena, Especialista em cardiologia e terapia intensiva de pequenos animais
Clínica Médica Veterinária sob o ponto de vista do Serviço de Vigilância e Defesa Sanitária
Roberto Rachid Bacha, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul
5º PAINEL: Qualidade em Produção e Comercialização Animal – Pesquisa e Desenvolvimento
Produtos veterinários: produção, pesquisa e desenvolvimento de medicamentos
Eduardo Batista Borges, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RJ
Preço x qualidade: a situação da carne bovina e dos insumos veterinários
Júlio Otávio Jardim Barcellos, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Produzindo carne de qualidade consistente
Lucio Caleffi de Azevedo, Coordenador de Desenvolvimento de Fornecedores da Glenmark do Brasil Ltda.
A cadeia produtiva da avicultura: produção, comércio e consumo
José Carlos Teixeira da Silva, Consultor Especialista em Aves e Ovos
6º PAINEL: Ensino, Pesquisa, Extensão e Serviços Voltados para a Cadeia Produtiva Animal do Agribusiness
Contribuição da pesquisa para a cadeia produtiva da carne bovina
Antonio Batista Sancevero, Chefe da Embrapa Gado de Corte
Necessidade de P & D para o agronegócio do leite no Brasil
Duarte Vilela, Chefe da Embrapa Gado de Leite
O papel da BM&F na cadeia de negócios do boi gordo
Gonzaga Soares Filho, Chefe de Divisão de Mercados Agrícolas da BM&F -Bolsa de Mercadorias e Futuros
Gestão e responsabilidade técnica
José Euclides Vieira Severo, Secretário Geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária
Ensino superior nas Ciências Agrárias: desafios, necessidades e perspectivas na formação do profissional cidadão
Marcos Elias Traad da Silva, Presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (UFPR)
É preciso agregar valor à carne bovina
Gilberto Alencar, Diretor da Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR)
7º PAINEL: Oportunidades de Negócios na Cadeia Produtiva Animal
As oportunidades de negócios na cadeia produtiva animal
Celina Vargas do Amaral Peixoto, Diretora do SEBRAE/RJ
O setor agrícola brasileiro precisa exportar mais
Ênio Antonio Marques Pereira, Diretor Executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC)
É preciso unir forças para dominar o mercado externo
João de Almeida Sampaio Filho, Presidente da Sociedade Rural Brasileira
Panorama do mercado da carne bovina
Sérgio Roberto Lima de Paula, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES)
O setor agrícola é o maior negócio do Brasil
Roberto Rodrigues, Presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG)
Cadeia produtiva de corte no Mato Grosso do Sul
Mauro de Freitas Infante Vieira, Diretor técnico do SEBRAE Mato Grosso do Sul
O engajamento do setor privado é importante
Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, Presidente da FIRJAN
O Brasil exporta para importar
Marcílio Marques Moreira, Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro