Nos Estados Unidos, os embarques semanais de grãos no sistema hídrico continental foram reduzidos de forma considerável. Nas primeiras duas semanas de janeiro, a tonelagem de navios de grãos foi de 496.000 toneladas, 63% menos do que no mesmo período no ano passado.
Segundo dados do USDA, o acúmulo de gelo no rio Illinois reduziu para dez o número de navios-barcaças rio acima na semana de 13 de janeiro. No mesmo período do ano passado, 180 barcaças vazias foram enviadas ao rio. Diversas companhias continuaram suspendendo as operações de navios no Illinois e em trechos do rio Ohio até que as condições melhorem.
Mike Steenhoek, diretor executivo da Coalizão de Transporte de Soja (Soy Transportation Coalition), explica a situação após o acúmulo de gelo nas vias de circulação para exportação dos Estados Unidos. “Algo que estamos monitorando nas últimas duas a três semanas é o acúmulo de gelo que ocorreu nos rios Mississippi, Illinois e Ohio e o impacto resultante sobre o transporte por navios. O que virá a seguir pode ser de interesse”, disse.
Impactos
Segundo Mike Steenhoek, o acúmulo de gelo pode representar diversos impactos adversos à navegação: todo o canal pode ser fechado, a largura do canal pode diminuir e, portanto, o tamanho das frotas de navios precisará ser reduzido. Há diversos relatos de redução de frotas normais com 15 barcos para seis ou nove embarcações.
Uma frota de 15 embarcações pode transportar até 855.000 bushels de soja (57.000 bushels por navio). Já uma com seis embarcações pode transportar somente 342.000 bushels de soja e uma com nove levará 513.000 bushels. O acúmulo de gelo também pode impedir a capacidade de travar portões para abertura e fechamento.
Prejuízos aos produtores
Sempre que o transporte hidroviário fica mais complicado, seja por condições meteorológicas ou negligência, os resultados são transferidos de forma desproporcional aos produtores. Se há uma ruptura na cadeia de suprimento e um engarrafamento ao longo do rio, transportadores de soja e grãos que utilizam o sistema hídrico continental ficam com menos capacidade para escoar produtos.
Se uma transportadora de soja e grãos não consegue escoar, fica com menor capacidade de receber. Como resultado, reduzirá os preços oferecidos aos fazendeiros (por exemplo, a base será ampliada/mais negativa). “Portanto, a lucratividade dos produtores será afetada não porque eles fizeram algo de errado, mas simplesmente porque a cadeia de suprimento não está funcionando como esperado”, afirmou Steenhoek.
Segundo o diretor Mike Steenhoek, como 80% das exportações de soja partem dos EUA entre setembro e fevereiro, este é um período crucial para que a cadeia de suprimento opere normalmente. Qualquer impedimento, como os acúmulos de gelo, tem impacto negativo.
“Ficamos felizes que o tempo está esquentando em muitas partes do Centro Oeste, mas este acúmulo de gelo pode ter efeitos mais prolongados do que o esperado. Prevejo que transportadores de soja e grãos ainda lidem com isso durante várias semanas”, disse Steenhoek.
Operações nos rios
Ele também explicou em entrevista à Successful Farming que bloqueios ao longo de trechos da parte superior do rio Mississippi (como regra ao norte de Quincy, no estado de Illinois) normalmente ficam fechados entre dezembro e março devido ao tempo frio e a reparos programados.
“No entanto, os rios Illinois e Ohio tipicamente ficam abertos 365 dias por ano, bem como áreas ao sul de Quincy, Illinois, ao longo do Mississippi. Os recentes acúmulos de gelo estão afetando áreas do sistema hídrico continental que normalmente operam nesta época do ano”, declarou Steenhoek.
Fonte: Farming Brasil