Agricultores familiares de todo o Brasil vão ajudar populações que se encontram em situação de insegurança alimentar. Está aberta a segunda chamada pública da Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para participar, os agricultores familiares, organizados em cooperativas ou outras entidades associativas, podem enviar propostas até às 12h do próximo dia 29.
A ação prevê a compra de 921,2 toneladas de alimentos. Para isso a Companhia prevê investimentos de R$ 2,3 milhões para aquisição de feijão, farinha de trigo, farinha de mandioca, arroz, fubá de milho e macarrão. O aviso de chamada pública estará disponível a partir desta quarta-feira (20) no site da Conab.
As chamadas públicas são realizadas pelas superintendências regionais da Conab. As propostas enviadas serão analisadas, considerando os documentos de habilitação, detalhamento dos produtos e quantidades necessárias em cada unidade armazenadora.
De acordo com o MDS, a aquisição desses produtos irá compor as cestas utilizadas na ação de distribuição de alimentos a grupos populacionais específicos, como indígenas, quilombolas, famílias acampadas, pescadores artesanais, e ao atendimento de municípios em situação de emergência, entre outras finalidades.
Fonte: Conab com informações do MDS