Conab anuncia leilão para subsidiar venda de 3 milhões de caixas de laranja

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará na quinta-feira da próxima semana (31/7), dois novos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) de laranja. O leilão prevê subsidiar a venda de 3 milhões de caixas (de 40,8 kg) em São Paulo e mais 360 mil caixas de produtores do Paraná, com destino exclusivo ao processamento pela indústria e à produção de suco de laranja.

O prêmio inicial, de R$ 3,53 por caixa proposto no primeiro leilão, agora será menor, de R$ 3,47 por caixa, segundo a Conab. Das 3 milhões de caixas incluídas no primeiro leilão, realizado no último dia 10 de julho, houve uma demanda para 45% da oferta de subsídio, ou 1.351.345 caixas. O primeiro certame de Pepro foi exclusivo para os produtores paulistas.
Podem participar do leilão produtores rurais independentes (pessoa física ou jurídica), diretamente ou por meio de suas cooperativas dos dois estados. O arrematante deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda e o escoamento do produto para indústrias de processamento em um limite máximo de 5 mil caixas por citricultor.

A Conab limitou a 10 mil caixas por CPF ou por CNPJ para serem subvencionadas pelo Pepro nesta safra, ou seja, os produtores paulistas que já escoaram o limite máximo de 5 mil caixas no primeiro leilão só poderão participar de mais um leilão em 2014/2015. “É um volume muito pequeno para os produtores”, criticou o presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Marco Antonio dos Santos. Além disso, produtores que possuem CPF e CNPJ terão de optar apenas por um dos registros nos leilões.

Fonte: Revista Globo Rural

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp